Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de genética e biologia celular apresentado por graduandos em ciências biológicas
Título
Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de genética e biologia celular apresentado por graduandos em ciências biológicas
Análise do conhecimento de conteúdos fundamentais de genética e biologia celular apresentado por graduandos em ciências biológicas
Autor
Cátia Sueli Fernandes Primon
Cátia Sueli Fernandes Primon
Orientação
José Mariano Amabis
José Mariano Amabis
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Biologia
Instituto de Biologia
Ano
2005
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A biologia hoje é a mais comentada ciência e a que ocupa maior espaço na mídia. No entanto, isso não significa que os conceitos biológicos sejam de conhecimento público, nem tampouco dos estudantes de biologia. Para analisar o conhecimento de conceitos fundamentais de Genética, Biologia Molecular e Biologia celular apresentado por graduandos do último ano de Cursos Superiores de Ciências Biológicas é que realizamos este trabalho de pesquisa. Iniciamos o trabalho com a seleção das questões do Exame Nacional de Cursos de Biologia (Provão) do ano de 2002 que abordavam conceitos de genética e disciplinas correlatas, analisamos o relatório do ENC-BIO/2002 expedido pelo MEC, aplicamos questionários com as questões analisadas do ENC-BIO/2002 em 72 estudantes do último ano dos cursos de Ciências Biológicas, realizamos 33 entrevistas semi-estruturadas com estudantes do último ano dos cursos de Ciências Biológicas e, por fim, analisamos os resultados apresentados pelo relatório do MEC e das entrevistas realizadas. Concluímos que os estudantes não chegam a alcançar os objetivos que a eles são atribuídos pelo MEC, no que diz respeito à Genética e disciplinas correlatas e a maioria apresenta aprendizagem mecânica.
A biologia hoje é a mais comentada ciência e a que ocupa maior espaço na mídia. No entanto, isso não significa que os conceitos biológicos sejam de conhecimento público, nem tampouco dos estudantes de biologia. Para analisar o conhecimento de conceitos fundamentais de Genética, Biologia Molecular e Biologia celular apresentado por graduandos do último ano de Cursos Superiores de Ciências Biológicas é que realizamos este trabalho de pesquisa. Iniciamos o trabalho com a seleção das questões do Exame Nacional de Cursos de Biologia (Provão) do ano de 2002 que abordavam conceitos de genética e disciplinas correlatas, analisamos o relatório do ENC-BIO/2002 expedido pelo MEC, aplicamos questionários com as questões analisadas do ENC-BIO/2002 em 72 estudantes do último ano dos cursos de Ciências Biológicas, realizamos 33 entrevistas semi-estruturadas com estudantes do último ano dos cursos de Ciências Biológicas e, por fim, analisamos os resultados apresentados pelo relatório do MEC e das entrevistas realizadas. Concluímos que os estudantes não chegam a alcançar os objetivos que a eles são atribuídos pelo MEC, no que diz respeito à Genética e disciplinas correlatas e a maioria apresenta aprendizagem mecânica.
Palavras Chave
biologia (estudo e ensino); biologia celular (estudo e ensino)
biologia (estudo e ensino); biologia celular (estudo e ensino)
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno