A história das mídias e tecnologias na educação e no ensino de física: a visão de alguns de seus protagonistas.

Título
A história das mídias e tecnologias na educação e no ensino de física: a visão de alguns de seus protagonistas.
Educação
Autor
Luis Fábio Simões Pucci
Orientação
Carlos Bauer de Souza
Instituição
UNINOVE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A sociedade contemporânea apresenta-se fortemente alicerçada no uso e no desenvolvimento das tecnologias que, em uma de suas vertentes, apresentam-se na forma de rápidas e potentes mídias de informação e comunicação. Essa realidade, como não poderia deixar de ser, influencia também o campo da Educação: livros, jornais, televisão, vídeo, computador, equipamentos pedagógicos diversos e sistemas educacionais, entre outros, apresentam-se como mídias de potencial educativo, tanto dentro quanto fora da escola. Entretanto, segundo pesquisa com alunos de ensino médio da própria rede pública paulista, a prática de sala de aula mediada pelos professores da rede estadual ainda parece estar muito pouco apoiada nos diversos recursos midiáticos e tecnológicos disponíveis. Em particular, grandes programas dentro do campo de Ensino de Física, que incluíram uso de materiais de apoio didático e formação docente, podem ter ajudado a descobrir novos caminhos para o ensino, mas certamente não foram capazes de transformar significativamente a prática docente. A proposta deste trabalho é partir de uma abordagem histórica para tentar vislumbrar por que isso ocorre, apoiando-se na opinião de especialistas que desempenharam importante papel na implementação de programas nessa área e buscando analisar causas para além das mais óbvias, tais como as deficiências na formação acadêmica do professor da escola média.
Palavras Chave
História da Educação, Tecnologia, TICs.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos