Tecendo educação ambiental para a escola com alunos e alunas de Limpo Grande (Várzea Grande, Mato Grosso).
Título
Tecendo educação ambiental para a escola com alunos e alunas de Limpo Grande (Várzea Grande, Mato Grosso).
Tecendo educação ambiental para a escola com alunos e alunas de Limpo Grande (Várzea Grande, Mato Grosso).
Autor
Imara Pizzato Quadros
Imara Pizzato Quadros
Orientação
Germano Guarim Neto
Germano Guarim Neto
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho foi realizado com alunos e alunas da Escola de Limpo Grande, localizada no município de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso. A sala participante compunha dezenove alunos e se configurava em uma sala multisseriada, do Ensino Fundamental. O objetivo foi estudar o saber não escolarizado (local) dos estudantes sobre Meio Ambiente como um solo fértil para a Educação Ambiental se dar na Educação Escolar. O tema deste trabalho de pesquisa foi tratado dentro de um quadro teórico, cuja moldura, foi a Educação Ambiental, em permanente conjunção com a questão do Saber Local/ Não-escolarizado, que é cultural e a Educação se constitui parte importante. Utilizou-se como base metodológica os instrumentos focais de recolha: Desenho (como dado não-verbal) e Caminhada na idéia de conversa informal com os discentes da escola. Ambas as atividades revelaram que no bojo do saber infantil há concepções já construídas e incorporadas sobre Meio Ambiente, embora não de forma clara no sentido conceitual pronto e acabado, e nem crítico, mas se presentifica a idéia de um conceito. Produto que se desvelou patente à possibilidade de se poder partir da noção inicial infantil e rumar ao enraízamento da Educação Ambiental na escola. Todo este conhecimento percebido neste trajeto investigatório foi entendido como sensibilizador, num diálogo entre o saber não escolarizado e o escolarizado, oferecendo voz, garantia ao jeito de ser criança na cultura local e nas discussões maiores de equilíbrio e conservação ambiental, biodiversidade e da identidade cultural.
O presente trabalho foi realizado com alunos e alunas da Escola de Limpo Grande, localizada no município de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso. A sala participante compunha dezenove alunos e se configurava em uma sala multisseriada, do Ensino Fundamental. O objetivo foi estudar o saber não escolarizado (local) dos estudantes sobre Meio Ambiente como um solo fértil para a Educação Ambiental se dar na Educação Escolar. O tema deste trabalho de pesquisa foi tratado dentro de um quadro teórico, cuja moldura, foi a Educação Ambiental, em permanente conjunção com a questão do Saber Local/ Não-escolarizado, que é cultural e a Educação se constitui parte importante. Utilizou-se como base metodológica os instrumentos focais de recolha: Desenho (como dado não-verbal) e Caminhada na idéia de conversa informal com os discentes da escola. Ambas as atividades revelaram que no bojo do saber infantil há concepções já construídas e incorporadas sobre Meio Ambiente, embora não de forma clara no sentido conceitual pronto e acabado, e nem crítico, mas se presentifica a idéia de um conceito. Produto que se desvelou patente à possibilidade de se poder partir da noção inicial infantil e rumar ao enraízamento da Educação Ambiental na escola. Todo este conhecimento percebido neste trajeto investigatório foi entendido como sensibilizador, num diálogo entre o saber não escolarizado e o escolarizado, oferecendo voz, garantia ao jeito de ser criança na cultura local e nas discussões maiores de equilíbrio e conservação ambiental, biodiversidade e da identidade cultural.
Palavras Chave
Cultura, Educação escolar e meio ambiente.
Cultura, Educação escolar e meio ambiente.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno