Professores artistas-reflexivos de Física no ensino médio
Título
Professores artistas-reflexivos de Física no ensino médio
Professores artistas-reflexivos de Física no ensino médio
Autor
Glória Regina Pessoa Campello Queiroz
Glória Regina Pessoa Campello Queiroz
Orientação
Francisco Creso Junqueira Franco Junior
Francisco Creso Junqueira Franco Junior
Instituição
PUC-RJ
PUC-RJ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A pesquisa qualitativa aqui desenvolvida girou em torno da conveniência do paradigma artístico-reflexivo para se investigar o professor de Física do ensino médio, em atuação influenciada por fatores provenientes de contextos múltiplos e interligados. Foram categorizadas as especificidades do saber docente da equipe de professores do Centro Educacional de Niterói (CEN), a partir da observação, vídeo-gravação e análise de suas aulas. Além disso, foi importante a integração da literatura sobre formação de professores com a literatura sobre pesquisa em educação em ciências, para orientar a realização e a análise de suas aulas. Além disso, foi importante a integração da literatura sobre formação de professores com a literatura sobre pesquisa em educação em ciências, para orientar a realização e a análise de entrevistas semi-estruturadas que ajudaram a conhecer os caminhos da construção desse saber. Foram ainda estabelecidas conexões entre o desenvolvimento profissional dos docentes e o projeto inovador em ensino-aprendizagem de Física desenvolvido por eles com base nos saberes multidimensionais adquiridos ao longo da experiência vivida. A tese procura assim contribuir para articular o paradigma emergente do professor artista-reflexivo de modo a discutir a formação de professores de Física.
A pesquisa qualitativa aqui desenvolvida girou em torno da conveniência do paradigma artístico-reflexivo para se investigar o professor de Física do ensino médio, em atuação influenciada por fatores provenientes de contextos múltiplos e interligados. Foram categorizadas as especificidades do saber docente da equipe de professores do Centro Educacional de Niterói (CEN), a partir da observação, vídeo-gravação e análise de suas aulas. Além disso, foi importante a integração da literatura sobre formação de professores com a literatura sobre pesquisa em educação em ciências, para orientar a realização e a análise de suas aulas. Além disso, foi importante a integração da literatura sobre formação de professores com a literatura sobre pesquisa em educação em ciências, para orientar a realização e a análise de entrevistas semi-estruturadas que ajudaram a conhecer os caminhos da construção desse saber. Foram ainda estabelecidas conexões entre o desenvolvimento profissional dos docentes e o projeto inovador em ensino-aprendizagem de Física desenvolvido por eles com base nos saberes multidimensionais adquiridos ao longo da experiência vivida. A tese procura assim contribuir para articular o paradigma emergente do professor artista-reflexivo de modo a discutir a formação de professores de Física.
Palavras Chave
Professores artistas-reflexivos de física
Professores artistas-reflexivos de física
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor