Projeto Escola Ativa: os desafios de ensinar Ciências Naturais em classes multisseriadas da zona rural de Teresina-PI.
Título
Projeto Escola Ativa: os desafios de ensinar Ciências Naturais em classes multisseriadas da zona rural de Teresina-PI.
Projeto Escola Ativa: os desafios de ensinar Ciências Naturais em classes multisseriadas da zona rural de Teresina-PI.
Autor
Marta Maria Azevedo Queiroz
Marta Maria Azevedo Queiroz
Orientação
José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
Instituição
UFPI
UFPI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Teresina/PI
Teresina/PI
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar as práticas pedagógicas dos professores, em Ciências Naturais, que atuam em classes multisseriadas do Projeto Escola Ativa, de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, da zona rural de Teresina, e suas contribuições na formação da cidadania. As escolas participantes da pesquisa são atendidas pela Secretaria Municipal de Educação e ficam situadas na zona rural de Teresina – Piauí, de acordo com o mapa rural do IBGE. O presente trabalho é de natureza descritiva e de cunho qualitativo, na qual propomos analisar as práticas pedagógicas em Ciências Naturais desenvolvidas no contexto das classes multisseriadas. A pesquisa envolveu cinco escolas de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental que adotam a metodologia do Projeto Escola Ativa – Gurupá de Baixo, Gurupá de Cima, Angolá, Dionísio Carvalho e Caminho Novo. Para tanto, constituíram sujeitos da pesquisa treze professoras que desenvolvem seu trabalho nessas instituições. Na realização desta pesquisa, utilizamos, para coleta de dados, a observação sistemática e a entrevista semiestruturada, técnicas fundamentais para compreender as práticas desenvolvidas nesses contextos. Na observação, buscamos perceber aspectos relacionados à postura do professor, levando em consideração planejamento, metodologia, recursos e avaliação; no sentido de contribuir para o esclarecimento do discurso apresentado na entrevista. Na entrevista, a relação de interação recíproca entre quem pergunta e quem responde foi fundamental para esclarecer questões que envolvem a compreensão dos professores acerca da proposta teórica apresentada pelo Projeto, as práticas pedagógicas e sobre questões relativas à importância do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Concomitantemente à coleta de dados foram feitas às análises de acordo com as categorias estudadas: Escola Ativa; Prática Pedagógica, Classes Multisseriadas e Ensino de Ciências Naturais. Na elaboração e discussão das categorias apresentadas, tendo em vista a elaboração de um estudo descritivo, dialogamos com diversos autores, dentre eles Jonh Dewey, que enfatiza a educação ativa; Paulo Freire, que traz contribuições relevantes acerca do processo de ensino e aprendizagem numa concepção histórico-crítica, e Vygotsky, que aborda a formação dos conceitos científicos e as suas influências na aprendizagem. Com base no referencial teórico e na pesquisa empírica, foi possível analisar criticamente o ensino de Ciências no Projeto e os seus desafios no ato de ensinar em classes multisseriadas, de ultrapassar as práticas individualizadas, descontextualizadas e sem significação para os alunos. Os resultados demonstram que o ensino de Ciências Naturais em classes multisseriadas da zona rural de Teresina – Piauí é um desafio em virtude de se ter como meta principal alfabetizar as crianças até o final da 4ª série do Ensino Fundamental, tendo como conhecimentos básicos Português e Matemática. Fica notória, nesse contexto, a necessidade de uma reavaliação do ensino de Ciências Naturais nessas classes, para possibilitar a essas crianças uma compreensão significativa do mundo, uma prática de mudança da realidade vivida e um exercício pleno de sua cidadania.
O objetivo deste trabalho é investigar as práticas pedagógicas dos professores, em Ciências Naturais, que atuam em classes multisseriadas do Projeto Escola Ativa, de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, da zona rural de Teresina, e suas contribuições na formação da cidadania. As escolas participantes da pesquisa são atendidas pela Secretaria Municipal de Educação e ficam situadas na zona rural de Teresina – Piauí, de acordo com o mapa rural do IBGE. O presente trabalho é de natureza descritiva e de cunho qualitativo, na qual propomos analisar as práticas pedagógicas em Ciências Naturais desenvolvidas no contexto das classes multisseriadas. A pesquisa envolveu cinco escolas de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental que adotam a metodologia do Projeto Escola Ativa – Gurupá de Baixo, Gurupá de Cima, Angolá, Dionísio Carvalho e Caminho Novo. Para tanto, constituíram sujeitos da pesquisa treze professoras que desenvolvem seu trabalho nessas instituições. Na realização desta pesquisa, utilizamos, para coleta de dados, a observação sistemática e a entrevista semiestruturada, técnicas fundamentais para compreender as práticas desenvolvidas nesses contextos. Na observação, buscamos perceber aspectos relacionados à postura do professor, levando em consideração planejamento, metodologia, recursos e avaliação; no sentido de contribuir para o esclarecimento do discurso apresentado na entrevista. Na entrevista, a relação de interação recíproca entre quem pergunta e quem responde foi fundamental para esclarecer questões que envolvem a compreensão dos professores acerca da proposta teórica apresentada pelo Projeto, as práticas pedagógicas e sobre questões relativas à importância do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Concomitantemente à coleta de dados foram feitas às análises de acordo com as categorias estudadas: Escola Ativa; Prática Pedagógica, Classes Multisseriadas e Ensino de Ciências Naturais. Na elaboração e discussão das categorias apresentadas, tendo em vista a elaboração de um estudo descritivo, dialogamos com diversos autores, dentre eles Jonh Dewey, que enfatiza a educação ativa; Paulo Freire, que traz contribuições relevantes acerca do processo de ensino e aprendizagem numa concepção histórico-crítica, e Vygotsky, que aborda a formação dos conceitos científicos e as suas influências na aprendizagem. Com base no referencial teórico e na pesquisa empírica, foi possível analisar criticamente o ensino de Ciências no Projeto e os seus desafios no ato de ensinar em classes multisseriadas, de ultrapassar as práticas individualizadas, descontextualizadas e sem significação para os alunos. Os resultados demonstram que o ensino de Ciências Naturais em classes multisseriadas da zona rural de Teresina – Piauí é um desafio em virtude de se ter como meta principal alfabetizar as crianças até o final da 4ª série do Ensino Fundamental, tendo como conhecimentos básicos Português e Matemática. Fica notória, nesse contexto, a necessidade de uma reavaliação do ensino de Ciências Naturais nessas classes, para possibilitar a essas crianças uma compreensão significativa do mundo, uma prática de mudança da realidade vivida e um exercício pleno de sua cidadania.
Palavras Chave
práticas pedagógicas, classes multisseriadas, ensino de Ciências Naturais, Escola Ativa, Educação Rural.
práticas pedagógicas, classes multisseriadas, ensino de Ciências Naturais, Escola Ativa, Educação Rural.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor