Projeto Escola Ativa: os desafios de ensinar Ciências Naturais em classes multisseriadas da zona rural de Teresina-PI.

Título
Projeto Escola Ativa: os desafios de ensinar Ciências Naturais em classes multisseriadas da zona rural de Teresina-PI.
Autor
Marta Maria Azevedo Queiroz
Orientação
José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
Instituição
UFPI
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2006
Cidade / UF
Teresina/PI
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar as práticas pedagógicas dos professores, em Ciências Naturais, que atuam em classes multisseriadas do Projeto Escola Ativa, de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, da zona rural de Teresina, e suas contribuições na formação da cidadania. As escolas participantes da pesquisa são atendidas pela Secretaria Municipal de Educação e ficam situadas na zona rural de Teresina – Piauí, de acordo com o mapa rural do IBGE. O presente trabalho é de natureza descritiva e de cunho qualitativo, na qual propomos analisar as práticas pedagógicas em Ciências Naturais desenvolvidas no contexto das classes multisseriadas. A pesquisa envolveu cinco escolas de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental que adotam a metodologia do Projeto Escola Ativa – Gurupá de Baixo, Gurupá de Cima, Angolá, Dionísio Carvalho e Caminho Novo. Para tanto, constituíram sujeitos da pesquisa treze professoras que desenvolvem seu trabalho nessas instituições. Na realização desta pesquisa, utilizamos, para coleta de dados, a observação sistemática e a entrevista semiestruturada, técnicas fundamentais para compreender as práticas desenvolvidas nesses contextos. Na observação, buscamos perceber aspectos relacionados à postura do professor, levando em consideração planejamento, metodologia, recursos e avaliação; no sentido de contribuir para o esclarecimento do discurso apresentado na entrevista. Na entrevista, a relação de interação recíproca entre quem pergunta e quem responde foi fundamental para esclarecer questões que envolvem a compreensão dos professores acerca da proposta teórica apresentada pelo Projeto, as práticas pedagógicas e sobre questões relativas à importância do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Concomitantemente à coleta de dados foram feitas às análises de acordo com as categorias estudadas: Escola Ativa; Prática Pedagógica, Classes Multisseriadas e Ensino de Ciências Naturais. Na elaboração e discussão das categorias apresentadas, tendo em vista a elaboração de um estudo descritivo, dialogamos com diversos autores, dentre eles Jonh Dewey, que enfatiza a educação ativa; Paulo Freire, que traz contribuições relevantes acerca do processo de ensino e aprendizagem numa concepção histórico-crítica, e Vygotsky, que aborda a formação dos conceitos científicos e as suas influências na aprendizagem. Com base no referencial teórico e na pesquisa empírica, foi possível analisar criticamente o ensino de Ciências no Projeto e os seus desafios no ato de ensinar em classes multisseriadas, de ultrapassar as práticas individualizadas, descontextualizadas e sem significação para os alunos. Os resultados demonstram que o ensino de Ciências Naturais em classes multisseriadas da zona rural de Teresina – Piauí é um desafio em virtude de se ter como meta principal alfabetizar as crianças até o final da 4ª série do Ensino Fundamental, tendo como conhecimentos básicos Português e Matemática. Fica notória, nesse contexto, a necessidade de uma reavaliação do ensino de Ciências Naturais nessas classes, para possibilitar a essas crianças uma compreensão significativa do mundo, uma prática de mudança da realidade vivida e um exercício pleno de sua cidadania.
Palavras Chave
práticas pedagógicas, classes multisseriadas, ensino de Ciências Naturais, Escola Ativa, Educação Rural.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor