A água nossa de cada dia: percepção, uso e predisposições comportamentais de alunos do ensino médio de Natal, Rio Grande do Norte
Título
A água nossa de cada dia: percepção, uso e predisposições comportamentais de alunos do ensino médio de Natal, Rio Grande do Norte
A água nossa de cada dia: percepção, uso e predisposições comportamentais de alunos do ensino médio de Natal, Rio Grande do Norte
Autor
Violeta Odete Ribeiro de Quevedo
Violeta Odete Ribeiro de Quevedo
Orientação
Jose de Queiroz
Jose de Queiroz
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Natal/RN
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Embora a escassez de água seja reconhecida como um dos principais problemas mundiais a ser enfrentado pela humanidade, padrões comportamentais ecologicamente insustentáveis ainda persistem. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar determinantes do comportamento pró-ambiental relativo à água, bem como os significados que lhe são atribuídos por alunos do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, em Natal. Compuseram a amostra de conveniência 315 estudantes, 146 mulheres e 169 homens, que responderam a um questionário sobre uso e percepção da água, contendo também indicadores de pró-ambientalismo, cuidado ambiental, desenvolvimento sustentável, perspectiva temporal, externalidades e coletivismo, além de inquérito sócio-demográfico. Para os participantes, água é sinônimo de vida, muito embora a relação que mantém com ela parece dúbia e, muito mais funcional que ecológica; consideram-na um recurso finito, um patrimônio indispensável à vida, contudo não foi observada coerência entre as concepções manifestadas e os comportamentos de uso auto-relatados. Essa inconsistência entre consciência da problemática e práticas de economia de água foi evidenciada, entre outros aspectos, pela ausência de correlação entre essas duas variáveis. Três indicadores se mostraram associados tanto à percepção quanto ao uso da água: sexo do respondente, Escala Novo Paradigma Ecológico e deixar forma de contato para participar de campanhas futuras; os demais associaram-se apenas a uma daquelas variáveis, ou a nenhuma. Os resultados encontrados apontaram preditores importantes do comportamento pró-ambiental relativo à água. Seja para aprofundamento teórico em novos estudos, seja para auxiliar na elaboração de programas de educação ambiental, que poderiam contribuir para inibir os efeitos de uma cultura de consumo e de uma visão utilitarista da água, ampliando esforços individuais e coletivos para a preservação de bens comuns, como a água. Palavras-chave: psicologia ambiental; sustentabilidade; água; comportamento ambiental.
Embora a escassez de água seja reconhecida como um dos principais problemas mundiais a ser enfrentado pela humanidade, padrões comportamentais ecologicamente insustentáveis ainda persistem. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar determinantes do comportamento pró-ambiental relativo à água, bem como os significados que lhe são atribuídos por alunos do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, em Natal. Compuseram a amostra de conveniência 315 estudantes, 146 mulheres e 169 homens, que responderam a um questionário sobre uso e percepção da água, contendo também indicadores de pró-ambientalismo, cuidado ambiental, desenvolvimento sustentável, perspectiva temporal, externalidades e coletivismo, além de inquérito sócio-demográfico. Para os participantes, água é sinônimo de vida, muito embora a relação que mantém com ela parece dúbia e, muito mais funcional que ecológica; consideram-na um recurso finito, um patrimônio indispensável à vida, contudo não foi observada coerência entre as concepções manifestadas e os comportamentos de uso auto-relatados. Essa inconsistência entre consciência da problemática e práticas de economia de água foi evidenciada, entre outros aspectos, pela ausência de correlação entre essas duas variáveis. Três indicadores se mostraram associados tanto à percepção quanto ao uso da água: sexo do respondente, Escala Novo Paradigma Ecológico e deixar forma de contato para participar de campanhas futuras; os demais associaram-se apenas a uma daquelas variáveis, ou a nenhuma. Os resultados encontrados apontaram preditores importantes do comportamento pró-ambiental relativo à água. Seja para aprofundamento teórico em novos estudos, seja para auxiliar na elaboração de programas de educação ambiental, que poderiam contribuir para inibir os efeitos de uma cultura de consumo e de uma visão utilitarista da água, ampliando esforços individuais e coletivos para a preservação de bens comuns, como a água. Palavras-chave: psicologia ambiental; sustentabilidade; água; comportamento ambiental.
Palavras Chave
psicologia ambiental;sustentabilidade;água.
psicologia ambiental;sustentabilidade;água.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno