A água nossa de cada dia: percepção, uso e predisposições comportamentais de alunos do ensino médio de Natal, Rio Grande do Norte

Título
A água nossa de cada dia: percepção, uso e predisposições comportamentais de alunos do ensino médio de Natal, Rio Grande do Norte
Autor
Violeta Odete Ribeiro de Quevedo
Orientação
Jose de Queiroz
Instituição
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Ano
2005
Cidade / UF
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Embora a escassez de água seja reconhecida como um dos principais problemas mundiais a ser enfrentado pela humanidade, padrões comportamentais ecologicamente insustentáveis ainda persistem. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar determinantes do comportamento pró-ambiental relativo à água, bem como os significados que lhe são atribuídos por alunos do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, em Natal. Compuseram a amostra de conveniência 315 estudantes, 146 mulheres e 169 homens, que responderam a um questionário sobre uso e percepção da água, contendo também indicadores de pró-ambientalismo, cuidado ambiental, desenvolvimento sustentável, perspectiva temporal, externalidades e coletivismo, além de inquérito sócio-demográfico. Para os participantes, água é sinônimo de vida, muito embora a relação que mantém com ela parece dúbia e, muito mais funcional que ecológica; consideram-na um recurso finito, um patrimônio indispensável à vida, contudo não foi observada coerência entre as concepções manifestadas e os comportamentos de uso auto-relatados. Essa inconsistência entre consciência da problemática e práticas de economia de água foi evidenciada, entre outros aspectos, pela ausência de correlação entre essas duas variáveis. Três indicadores se mostraram associados tanto à percepção quanto ao uso da água: sexo do respondente, Escala Novo Paradigma Ecológico e deixar forma de contato para participar de campanhas futuras; os demais associaram-se apenas a uma daquelas variáveis, ou a nenhuma. Os resultados encontrados apontaram preditores importantes do comportamento pró-ambiental relativo à água. Seja para aprofundamento teórico em novos estudos, seja para auxiliar na elaboração de programas de educação ambiental, que poderiam contribuir para inibir os efeitos de uma cultura de consumo e de uma visão utilitarista da água, ampliando esforços individuais e coletivos para a preservação de bens comuns, como a água. Palavras-chave: psicologia ambiental; sustentabilidade; água; comportamento ambiental.
Palavras Chave
psicologia ambiental;sustentabilidade;água.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Aluno