História do corpo: a construção do conhecimento na sala de aula
Título
História do corpo: a construção do conhecimento na sala de aula
História do corpo: a construção do conhecimento na sala de aula
Educação
Autor
Sylvia Helena dos Santos Rabello
Sylvia Helena dos Santos Rabello
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente trabalho resulta de uma investigação narrativa sobre processos de ensino-aprendizagem em sala de aula na perspectiva construtivista da educação escolar. Através da análise de episódios gerados na interação professora-alunos-conteúdo "corpo humano", numa classe de quarta série do ensino fundamental, busquei evidenciar a consideração das ideias prévias dos alunos, a disposição para a aprendizagem, o papel da ajuda pedagógica para aprendizagem de conteúdos científicos, as atividades desenvolvidas em sala de aula e as características dos textos didáticos de "corpo humano" destinados aos alunos das séries iniciais.
O presente trabalho resulta de uma investigação narrativa sobre processos de ensino-aprendizagem em sala de aula na perspectiva construtivista da educação escolar. Através da análise de episódios gerados na interação professora-alunos-conteúdo "corpo humano", numa classe de quarta série do ensino fundamental, busquei evidenciar a consideração das ideias prévias dos alunos, a disposição para a aprendizagem, o papel da ajuda pedagógica para aprendizagem de conteúdos científicos, as atividades desenvolvidas em sala de aula e as características dos textos didáticos de "corpo humano" destinados aos alunos das séries iniciais.
Palavras Chave
Construtivismo; Corpo Humano; Séries Iniciais
Construtivismo; Corpo Humano; Séries Iniciais
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método