História do corpo: a construção do conhecimento na sala de aula

Título
História do corpo: a construção do conhecimento na sala de aula
Educação
Autor
Sylvia Helena dos Santos Rabello
Orientação
Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2000
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente trabalho resulta de uma investigação narrativa sobre processos de ensino-aprendizagem em sala de aula na perspectiva construtivista da educação escolar. Através da análise de episódios gerados na interação professora-alunos-conteúdo "corpo humano", numa classe de quarta série do ensino fundamental, busquei evidenciar a consideração das ideias prévias dos alunos, a disposição para a aprendizagem, o papel da ajuda pedagógica para aprendizagem de conteúdos científicos, as atividades desenvolvidas em sala de aula e as características dos textos didáticos de "corpo humano" destinados aos alunos das séries iniciais.
Palavras Chave
Construtivismo; Corpo Humano; Séries Iniciais

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método