A Educação Ambiental na concepção dos professores da rede pública de ensino do segundo grau, Cuiabá-MT.
Título
A Educação Ambiental na concepção dos professores da rede pública de ensino do segundo grau, Cuiabá-MT.
A Educação Ambiental na concepção dos professores da rede pública de ensino do segundo grau, Cuiabá-MT.
Educação
Autor
Francisco de Assis Rabelo Junior
Francisco de Assis Rabelo Junior
Orientação
Germano Guarim Neto
Germano Guarim Neto
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Instituto de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O estudo objetivou detectar, junto à comunidade de professores do ensino público diurno de segundo grau da capital do Estado do Mato Grosso, se os mesmos vêm acompanhando o processo evolutivo da Educação Ambiental. Para alcançar o objetivo proposto, foram feitas visitas periódicas a 5 estabelecimentos de ensino, durante o segundo semestre do ano de 1995. Tais visitas tinham o propósito de buscar junto à supervisão das escolas informações sobre o ambiente escolar, quadro de professores, quadro de disciplinas oferecidas e que culminaram com a aplicação de um questionário, composto por seis questões, junto aos professores. Foram aplicados 27 questionários com os professores pertencentes ao quadro das escolas estudadas. A análise dos questionários aplicados demonstra que do total de professores entrevistados, a grande maioria somente recebeu informações assistemáticas a respeito do tema do trabalho principalmente através dos meios de comunicação. Outro dado a salientar e o equívoco ainda existente no interior do corpo docente de segundo grau, no que diz respeito à falsa ideia de que a Educação Ambiental não deve ser contemplada nas áreas do conhecimento que abrangem as Ciências Humanas. Somente uma parcela dos professores questionados acredita que o tema deve permear todas as disciplinas do currículo escolar. A análise dos questionários evidencia ainda, a vontade dos docentes de receber maiores informações sobre a Educação Ambiental, salientando que a qualificação e reciclagem são importantes instrumentos no auxilio dos educadores na superação das dificuldades do cotidiano docente. Observa-se, de acordo com os dados obtidos na pesquisa, que ainda não existe entre esses professores uma clareza maior no que diz respeito a evolução dos reais conceitos e objetivos da Educação Ambiental, porém, eles têm a noção exata dos problemas que afetam a educação de um modo geral.
O estudo objetivou detectar, junto à comunidade de professores do ensino público diurno de segundo grau da capital do Estado do Mato Grosso, se os mesmos vêm acompanhando o processo evolutivo da Educação Ambiental. Para alcançar o objetivo proposto, foram feitas visitas periódicas a 5 estabelecimentos de ensino, durante o segundo semestre do ano de 1995. Tais visitas tinham o propósito de buscar junto à supervisão das escolas informações sobre o ambiente escolar, quadro de professores, quadro de disciplinas oferecidas e que culminaram com a aplicação de um questionário, composto por seis questões, junto aos professores. Foram aplicados 27 questionários com os professores pertencentes ao quadro das escolas estudadas. A análise dos questionários aplicados demonstra que do total de professores entrevistados, a grande maioria somente recebeu informações assistemáticas a respeito do tema do trabalho principalmente através dos meios de comunicação. Outro dado a salientar e o equívoco ainda existente no interior do corpo docente de segundo grau, no que diz respeito à falsa ideia de que a Educação Ambiental não deve ser contemplada nas áreas do conhecimento que abrangem as Ciências Humanas. Somente uma parcela dos professores questionados acredita que o tema deve permear todas as disciplinas do currículo escolar. A análise dos questionários evidencia ainda, a vontade dos docentes de receber maiores informações sobre a Educação Ambiental, salientando que a qualificação e reciclagem são importantes instrumentos no auxilio dos educadores na superação das dificuldades do cotidiano docente. Observa-se, de acordo com os dados obtidos na pesquisa, que ainda não existe entre esses professores uma clareza maior no que diz respeito a evolução dos reais conceitos e objetivos da Educação Ambiental, porém, eles têm a noção exata dos problemas que afetam a educação de um modo geral.
Palavras Chave
Educação Ambiental; Ambiente Escolar; Concepção de Professores
Educação Ambiental; Ambiente Escolar; Concepção de Professores
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor