Atividades práticas de Ciências Naturais na formação de professores para as séries iniciais.
Título
Atividades práticas de Ciências Naturais na formação de professores para as séries iniciais.
Atividades práticas de Ciências Naturais na formação de professores para as séries iniciais.
Autor
Paulo César de Almeida Raboni
Paulo César de Almeida Raboni
Orientação
Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida
Maria Jose Pereira Monteiro de Almeida
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Nesta pesquisa busca-se uma compreensão sobre o funcionamento das atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental e do uso dessas atividades na formação de professores polivalentes. Através da análise de gravações em vídeo das interações entre pesquisador e um grupo de professoras, busca-se nos movimentos discursivos suscitados por atividades de óptica, uma compreensão de processos de elaboração pelas professoras a partir da mediação e da apropriação da palavra do outro, no sentido bakhtiniano. Os vários sentidos com que são apresentadas as atividades práticas no ensino de ciências nas várias tendências verificadas no Brasil, e a apropriação desses sentidos e de outros construídos pelos professores, favorecem o desenvolvimento do Drama, conforme seu uso por Vygotsky. Entender esses processos, os conflitos a ele inerentes, e os sentidos construídos pelos professores, parece-nos um caminho promissor para entender a visão de professores polivalentes sobre o ensino de ciência.
Nesta pesquisa busca-se uma compreensão sobre o funcionamento das atividades práticas nas séries iniciais do ensino fundamental e do uso dessas atividades na formação de professores polivalentes. Através da análise de gravações em vídeo das interações entre pesquisador e um grupo de professoras, busca-se nos movimentos discursivos suscitados por atividades de óptica, uma compreensão de processos de elaboração pelas professoras a partir da mediação e da apropriação da palavra do outro, no sentido bakhtiniano. Os vários sentidos com que são apresentadas as atividades práticas no ensino de ciências nas várias tendências verificadas no Brasil, e a apropriação desses sentidos e de outros construídos pelos professores, favorecem o desenvolvimento do Drama, conforme seu uso por Vygotsky. Entender esses processos, os conflitos a ele inerentes, e os sentidos construídos pelos professores, parece-nos um caminho promissor para entender a visão de professores polivalentes sobre o ensino de ciência.
Palavras Chave
óptica, discurso, formação continuada, Bakhtin.
óptica, discurso, formação continuada, Bakhtin.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Superior
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores