A Construção de Conceitos em Aulas de Física: análise de uma experiência pedagógica.

Título
A Construção de Conceitos em Aulas de Física: análise de uma experiência pedagógica.
Autor
Isair Raffaeli
Orientação
Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro
Instituição
UNIVALI
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
Cidade / UF
Itajaí/SC
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho se propõe discutir o desafio de transformar em ação uma proposta pedagógica que se pretendia construtiva, em aulas de física do ensino médio, em uma escola pública, identificando as situações e encaminhamentos que facilitaram ou que dificultaram a implementação dessa proposta. Trata-se de uma experiência de um professor que teve a iniciativa de buscar uma prática diferente, mais construtiva, e que, ao analisar essa prática, foi se constituindo como pesquisador. A experiência pedagógica desenvolvida pelo professor tinha como objetivo ajudar os alunos a construírem o conceito de campo magnético, enfocando sobretudo os aspectos relacionados à geração desse campo por uma corrente elétrica. Constou de uma seqüência de atividades realizadas no laboratório, as quais foram organizadas em quatro unidades de duas horas-aula cada. Durante a realização das atividades, os alunos trabalharam em grupos de quatro ou cinco elementos, exceto na última unidade em que foram formados grupos de aproximadamente oito elementos. Antes da realização e ao final da seqüência, os alunos responderam a um questionário para avaliar, respectivamente, os conhecimentos prévios e os adquiridos por eles durante as atividades. A análise dos registros feitos durante as aulas e das respostas ao questionário, revelaram que a realização de atividades práticas torna as aulas mais interessantes para os alunos, mas não garante, por si só, a construção de conceitos complexos como os que foram investigados. A intervenção do professor é fundamental mas esbarra em várias dificuldades, tais como: as condições de trabalho, como falta de materiais adequados e excesso de alunos em sala de aula; a cultura escolar, que reproduz a representação de um aluno passivo; as dificuldades dos alunos para usarem a língua materna como ferramenta de representação conceitual e também a formação do professor, que não garante sua compreensão das inter-relações entre os conceitos mais fundamentais da disciplina que leciona nem sua capacidade de formular perguntas que lhe dê pistas seguras sobre o processo de construção conceitual dos alunos.
Palavras Chave
proposta de ensino, campo magnético, atividade prática, laboratório.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método