A Construção de Conceitos em Aulas de Física: análise de uma experiência pedagógica.
Título
A Construção de Conceitos em Aulas de Física: análise de uma experiência pedagógica.
A Construção de Conceitos em Aulas de Física: análise de uma experiência pedagógica.
Autor
Isair Raffaeli
Isair Raffaeli
Orientação
Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro
Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro
Instituição
UNIVALI
UNIVALI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Itajaí/SC
Itajaí/SC
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho se propõe discutir o desafio de transformar em ação uma proposta pedagógica que se pretendia construtiva, em aulas de física do ensino médio, em uma escola pública, identificando as situações e encaminhamentos que facilitaram ou que dificultaram a implementação dessa proposta. Trata-se de uma experiência de um professor que teve a iniciativa de buscar uma prática diferente, mais construtiva, e que, ao analisar essa prática, foi se constituindo como pesquisador. A experiência pedagógica desenvolvida pelo professor tinha como objetivo ajudar os alunos a construírem o conceito de campo magnético, enfocando sobretudo os aspectos relacionados à geração desse campo por uma corrente elétrica. Constou de uma seqüência de atividades realizadas no laboratório, as quais foram organizadas em quatro unidades de duas horas-aula cada. Durante a realização das atividades, os alunos trabalharam em grupos de quatro ou cinco elementos, exceto na última unidade em que foram formados grupos de aproximadamente oito elementos. Antes da realização e ao final da seqüência, os alunos responderam a um questionário para avaliar, respectivamente, os conhecimentos prévios e os adquiridos por eles durante as atividades. A análise dos registros feitos durante as aulas e das respostas ao questionário, revelaram que a realização de atividades práticas torna as aulas mais interessantes para os alunos, mas não garante, por si só, a construção de conceitos complexos como os que foram investigados. A intervenção do professor é fundamental mas esbarra em várias dificuldades, tais como: as condições de trabalho, como falta de materiais adequados e excesso de alunos em sala de aula; a cultura escolar, que reproduz a representação de um aluno passivo; as dificuldades dos alunos para usarem a língua materna como ferramenta de representação conceitual e também a formação do professor, que não garante sua compreensão das inter-relações entre os conceitos mais fundamentais da disciplina que leciona nem sua capacidade de formular perguntas que lhe dê pistas seguras sobre o processo de construção conceitual dos alunos.
Este trabalho se propõe discutir o desafio de transformar em ação uma proposta pedagógica que se pretendia construtiva, em aulas de física do ensino médio, em uma escola pública, identificando as situações e encaminhamentos que facilitaram ou que dificultaram a implementação dessa proposta. Trata-se de uma experiência de um professor que teve a iniciativa de buscar uma prática diferente, mais construtiva, e que, ao analisar essa prática, foi se constituindo como pesquisador. A experiência pedagógica desenvolvida pelo professor tinha como objetivo ajudar os alunos a construírem o conceito de campo magnético, enfocando sobretudo os aspectos relacionados à geração desse campo por uma corrente elétrica. Constou de uma seqüência de atividades realizadas no laboratório, as quais foram organizadas em quatro unidades de duas horas-aula cada. Durante a realização das atividades, os alunos trabalharam em grupos de quatro ou cinco elementos, exceto na última unidade em que foram formados grupos de aproximadamente oito elementos. Antes da realização e ao final da seqüência, os alunos responderam a um questionário para avaliar, respectivamente, os conhecimentos prévios e os adquiridos por eles durante as atividades. A análise dos registros feitos durante as aulas e das respostas ao questionário, revelaram que a realização de atividades práticas torna as aulas mais interessantes para os alunos, mas não garante, por si só, a construção de conceitos complexos como os que foram investigados. A intervenção do professor é fundamental mas esbarra em várias dificuldades, tais como: as condições de trabalho, como falta de materiais adequados e excesso de alunos em sala de aula; a cultura escolar, que reproduz a representação de um aluno passivo; as dificuldades dos alunos para usarem a língua materna como ferramenta de representação conceitual e também a formação do professor, que não garante sua compreensão das inter-relações entre os conceitos mais fundamentais da disciplina que leciona nem sua capacidade de formular perguntas que lhe dê pistas seguras sobre o processo de construção conceitual dos alunos.
Palavras Chave
proposta de ensino, campo magnético, atividade prática, laboratório.
proposta de ensino, campo magnético, atividade prática, laboratório.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método