A circunstância e a imaginação: o ensino de Ciências, a experimentação e o lúdico

Título
A circunstância e a imaginação: o ensino de Ciências, a experimentação e o lúdico
Autor
Eugênio Maria de França Ramos
Orientação
Moacyr Ribeiro do Valle Filho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Apresenta neste trabalho elementos da perspectiva de professoras do nível elementar, da cidade de Marília, acerca do Ensino de Ciências nesta faixa escolar. Para isso foram estudados, em diferentes momentos, julgamentos - primeira impressões - suscitados pela apresentação de materiais didáticos experimentais e depoimentos obtidos através de entrevistas. Analisa o material de pesquisa - julgamentos e narrações -, com base nas perspectivas filosóficas de Ortega Y Gasset, desvela crenças, idéias e usos relacionados às vivências pessoais e às influências sociais decorrentes, inclusive, da imersão profissional. Considera que tais valores, presentes de uma forma latente tanto nas escolhas como nos discursos, representam parâmetros significativos e influentes na elaboração das possibilidades pedagógicas por parte das professoras, frente a seu trabalho e a sua circunstância. Dessa forma, a circunstância e a imaginação - indissociáveis da perspectiva e das crenças de cada professor - oferecem uma visão peculiar acerca do ensino e, particularmente, do julgamento de práticas relacionadas com o ensino de Ciências e com a utilização de materiais didáticos experimentais e lúdicos.
Palavras Chave
materiais didáticos, experimentos, lúdico.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor