Concepções sobre o aprender a aprender e suas possibilidades de aplicação na educação escolar.

Título
Concepções sobre o aprender a aprender e suas possibilidades de aplicação na educação escolar.
Autor
Ivo de Jesus Ramos
Orientação
Dácio Guimarães de Moura
Instituição
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2001
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O objetivo desta dissertação é realizar um estudo sobre concepções relativas às propostas atuais do aprender a aprender e analisar suas potencialidades como fatores de melhoria do processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação escolar, considerando suas implicações na construção do conhecimento de alunos em cursos de Ciências, no ensino médio. O trabalho inicia-se por um estudo bibliográfico em que se delineiam propostas apresentadas de como aprender a aprender, suas concepções, fundamentos, tendências e possibilidades no âmbito da educação escolar em geral e do ensino das Ciências, em particular. Segue-se um estudo para identificar com quais formas e por quais razões propostas, relativas ao aprender a aprender, são apresentadas e recomendadas atualmente. Nesse ponto, procura-se analisar em que medida tais propostas podem ter ocorrido no transcurso da História da Educação, focalizando-se, ainda, suas relações com o desenvolvimento de competências e habilidades, no marco de teorias da aprendizagem. No momento seguinte, identificam-se algumas possibilidades de promover ou ensinar o aprender a aprender no âmbito da educação escolar, definindo-se diretrizes para uma metodologia destinada ao desenvolvimento de habilidades relativas ao aprender a aprender, em sala de aula. É focalizada, com ênfase, a proposição da pesquisa como princípio educativo, como base do processo do aprender a aprender. Por fim, relata-se a experiência realizada em sala de aula, com uma turma de primeiro ano do ensino médio, do Curso Técnico de Mecânica do CEFET-MG. O estudo realizado, juntamente com a análise dos dados relativos à experimentação em sala de aula, permitiram-nos verificar a viabilidade do desenvolvimento da proposta do aprender a aprender em sala de aula.
Palavras Chave
Aprender a aprender, experimentação, proposta de ensino

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método