Visões de tecnologia e Educação no ensino de Ciências e Saúde: análise de propostas de materiais didáticos informatizados.
Título
Visões de tecnologia e Educação no ensino de Ciências e Saúde: análise de propostas de materiais didáticos informatizados.
Visões de tecnologia e Educação no ensino de Ciências e Saúde: análise de propostas de materiais didáticos informatizados.
Autor
Paula Ramos
Paula Ramos
Orientação
Mirian Struchiner
Mirian Struchiner
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Tendo em vista o desafio de pensar a informática educativa como um campo de estudo multidisciplinar, essa dissertação pretende contribuir para ampliar a reflexão sobre a incorporação da tecnologia na educação. Para tal, foram analisadas cinco dissertações e uma tese das áreas de ensino de ciências e de saúde, apoiadas pelo Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância (PAPED), que propusessem o desenvolvimento de materiais didáticos informatizados. Essas dissertações/teses foram analisadas quanto às visões de tecnologia e de educação presentes tanto na concepção teórica dos autores, quanto na descrição dos materiais propostos. Como aporte teórico, foram utilizadas as teorias de aprendizagem (behaviorismo e construtivismo) e suas implicações no design instrucional e a filosofia da tecnologia, especificamente, a classificação das visões de tecnologia propostas por Feenberg (2003). Os resultados da análise permitiram caracterizar as áreas de ensino de ciências e de saúde, no âmbito do PAPED, como essencialmente voltadas para a pesquisa e desenvolvimento de recursos didáticos informatizados. Além disso, foi possível constatar que todas as dissertações apontaram elementos teóricos relacionados a uma abordagem construtivista. Mas essas características não foram confirmadas em todas as descrições dos materiais. Em relação à tecnologia, os autores mencionaram, teoricamente, todas as visões (instrumentalismo, determinismo, substantivismo e teoria crítica). Mas, no desenvolvimento dos materiais, a proposta de utilização do computador se aproximou das visões do instrumentalismo e da teoria crítica. Concluiu-se, portanto, que mesmo quando não houvesse reflexão teórica sobre educação e tecnologia, as concepções dos autores estão implícitas no contexto do material. Além disso, o estudo apontou a dificuldade de integrar a teoria com a prática e a importância da reflexão sobre as escolhas tecnológicas e educacionais no campo da educação a distância.
Tendo em vista o desafio de pensar a informática educativa como um campo de estudo multidisciplinar, essa dissertação pretende contribuir para ampliar a reflexão sobre a incorporação da tecnologia na educação. Para tal, foram analisadas cinco dissertações e uma tese das áreas de ensino de ciências e de saúde, apoiadas pelo Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância (PAPED), que propusessem o desenvolvimento de materiais didáticos informatizados. Essas dissertações/teses foram analisadas quanto às visões de tecnologia e de educação presentes tanto na concepção teórica dos autores, quanto na descrição dos materiais propostos. Como aporte teórico, foram utilizadas as teorias de aprendizagem (behaviorismo e construtivismo) e suas implicações no design instrucional e a filosofia da tecnologia, especificamente, a classificação das visões de tecnologia propostas por Feenberg (2003). Os resultados da análise permitiram caracterizar as áreas de ensino de ciências e de saúde, no âmbito do PAPED, como essencialmente voltadas para a pesquisa e desenvolvimento de recursos didáticos informatizados. Além disso, foi possível constatar que todas as dissertações apontaram elementos teóricos relacionados a uma abordagem construtivista. Mas essas características não foram confirmadas em todas as descrições dos materiais. Em relação à tecnologia, os autores mencionaram, teoricamente, todas as visões (instrumentalismo, determinismo, substantivismo e teoria crítica). Mas, no desenvolvimento dos materiais, a proposta de utilização do computador se aproximou das visões do instrumentalismo e da teoria crítica. Concluiu-se, portanto, que mesmo quando não houvesse reflexão teórica sobre educação e tecnologia, as concepções dos autores estão implícitas no contexto do material. Além disso, o estudo apontou a dificuldade de integrar a teoria com a prática e a importância da reflexão sobre as escolhas tecnológicas e educacionais no campo da educação a distância.
Palavras Chave
tecnologia educacional, Educação a distância.
tecnologia educacional, Educação a distância.
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Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
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