Uma abordagem experimental das propriedades dos corpos deformáveis no ensino de física geral para os cursos de engenharia

Título
Uma abordagem experimental das propriedades dos corpos deformáveis no ensino de física geral para os cursos de engenharia
Mestrado Profissional Ensino de Física
Autor
Tiago Clarimundo Ramos
Orientação
Lev Vertchenko
Instituição
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e
Ano
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Neste trabalho apresentamos um conjunto de atividades experimentais direcionadas ao ensino de Física Geral no segundo período dos cursos de Engenharia. As atividades são organizadas na forma de uma sequência, de modo que os alunos tenham a oportunidade de explorar, testar e discutir o comportamento do material ao ser tracionado, verificando as condições de aplicações da Lei de Hooke. A fundamentação teórica adotada no desenvolvimento da proposta se apóia na teoria sócio-histórica de Vigotski. Ao longo das atividades, buscamos formar os conceitos Módulo de Young e Coeficiente de Poisson através da introdução de novos signos que foram inseridos somente a partir do momento em que os alunos tomaram consciência de suas necessidades. Todas as atividades foram testadas com alunos de Engenharia do UNIFOR-MG, em 2009, e, a avaliação da proposta foi feita através de uma atividade experimental de desafio na qual apresentamos para os alunos um problema diferente envolvendo o arqueamento de uma borracha. Os resultados obtidos mostram que houve desenvolvimento dos conceitos nos alunos. Considerando o que foi alcançado, acreditamos que a abordagem experimental contida nesta dissertação é eficiente e indicada para ampliar a capacidade dos alunos de compreender problemas envolvendo as deformações dos materiais.
Palavras Chave
Ensino de Física; Experimentação; Engenharia

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método