O ensino de Física e a formação de competências e habilidades cognitivas na primeira série do ensino médio.
Título
O ensino de Física e a formação de competências e habilidades cognitivas na primeira série do ensino médio.
O ensino de Física e a formação de competências e habilidades cognitivas na primeira série do ensino médio.
Autor
Ana Jusselma Rangel
Ana Jusselma Rangel
Orientação
Robert Kenyon Walker
Robert Kenyon Walker
Instituição
UCB
UCB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação e Humanidades
Centro de Ciências da Educação e Humanidades
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O estudo em curso tem por objetivo reunir informações sobre a formação de competências e habilidades cognitivas, especificamente na primeira série do ensino médio regular diurno, com vistas à implementação da Lei 9394/96 no que diz respeito às finalidades da educação básica e o ensino de Física. De nossa experiência, sabemos que professores de Física, geralmente privilegiam a transmissão dos conhecimentos de Física, como sendo um patrimônio cultural que devem ser repassados às gerações futuras. Por isso, nos centramos de um lado, no estudo da Lei 9394/96 e de alguns autores como Piaget e Chomsky, entre outros, e de outro lado o estudo pormenorizado de duas turmas de alunos da primeira série do ensino médio regular diurno, durante um semestre, nas aulas de Física. Avaliarmos o que se faz em sala de aula nos permitirá propor alternativas viáveis para o fazer pedagógico, que atenda as expectativas atuais. Entrevistas com professores, observação em sala de aula, teste com os alunos e autoavaliação dos alunos foram os instrumentos de coleta de dados utilizadas na pesquisa. Os resultados mostram que, na primeira série de ensino médio, no primeiro semestre, a cinemática, por aliar dois fatores: a matemática e as grandezas fisicas reconstituem o estágio das operações concretas, facilitando o amadurecimento do pensamento lógico-matemático e, portanto os esquemas de ação e transferibilidade. Os resultados indicam que professores de Física não situam as dificuldades apresentadas pelos alunos na elaboração dos conceitos da Física, nem concebem a resolução de problemas como intrínseco a aprendizagem. A Lei 9394/96 propõe um novo entendimento do que seja aprender e ensinar. Concluímos, portanto que a Física, assim como outras disciplinas, estejam voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, isto é, facilitando o desenvolvimento de estruturas mentais que permitam ao aluno, conhecer, criar, recriar, a partir de interações com o meio social cultural e ambiental.
O estudo em curso tem por objetivo reunir informações sobre a formação de competências e habilidades cognitivas, especificamente na primeira série do ensino médio regular diurno, com vistas à implementação da Lei 9394/96 no que diz respeito às finalidades da educação básica e o ensino de Física. De nossa experiência, sabemos que professores de Física, geralmente privilegiam a transmissão dos conhecimentos de Física, como sendo um patrimônio cultural que devem ser repassados às gerações futuras. Por isso, nos centramos de um lado, no estudo da Lei 9394/96 e de alguns autores como Piaget e Chomsky, entre outros, e de outro lado o estudo pormenorizado de duas turmas de alunos da primeira série do ensino médio regular diurno, durante um semestre, nas aulas de Física. Avaliarmos o que se faz em sala de aula nos permitirá propor alternativas viáveis para o fazer pedagógico, que atenda as expectativas atuais. Entrevistas com professores, observação em sala de aula, teste com os alunos e autoavaliação dos alunos foram os instrumentos de coleta de dados utilizadas na pesquisa. Os resultados mostram que, na primeira série de ensino médio, no primeiro semestre, a cinemática, por aliar dois fatores: a matemática e as grandezas fisicas reconstituem o estágio das operações concretas, facilitando o amadurecimento do pensamento lógico-matemático e, portanto os esquemas de ação e transferibilidade. Os resultados indicam que professores de Física não situam as dificuldades apresentadas pelos alunos na elaboração dos conceitos da Física, nem concebem a resolução de problemas como intrínseco a aprendizagem. A Lei 9394/96 propõe um novo entendimento do que seja aprender e ensinar. Concluímos, portanto que a Física, assim como outras disciplinas, estejam voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, isto é, facilitando o desenvolvimento de estruturas mentais que permitam ao aluno, conhecer, criar, recriar, a partir de interações com o meio social cultural e ambiental.
Palavras Chave
Lei 9394/96, prática pedagógica, competências, habilidades.
Lei 9394/96, prática pedagógica, competências, habilidades.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
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Foco Temático
Currículos e Programas
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