O ensino de Física e a formação de competências e habilidades cognitivas na primeira série do ensino médio.

Título
O ensino de Física e a formação de competências e habilidades cognitivas na primeira série do ensino médio.
Autor
Ana Jusselma Rangel
Orientação
Robert Kenyon Walker
Instituição
UCB
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação e Humanidades
Ano
2002
Cidade / UF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O estudo em curso tem por objetivo reunir informações sobre a formação de competências e habilidades cognitivas, especificamente na primeira série do ensino médio regular diurno, com vistas à implementação da Lei 9394/96 no que diz respeito às finalidades da educação básica e o ensino de Física. De nossa experiência, sabemos que professores de Física, geralmente privilegiam a transmissão dos conhecimentos de Física, como sendo um patrimônio cultural que devem ser repassados às gerações futuras. Por isso, nos centramos de um lado, no estudo da Lei 9394/96 e de alguns autores como Piaget e Chomsky, entre outros, e de outro lado o estudo pormenorizado de duas turmas de alunos da primeira série do ensino médio regular diurno, durante um semestre, nas aulas de Física. Avaliarmos o que se faz em sala de aula nos permitirá propor alternativas viáveis para o fazer pedagógico, que atenda as expectativas atuais. Entrevistas com professores, observação em sala de aula, teste com os alunos e autoavaliação dos alunos foram os instrumentos de coleta de dados utilizadas na pesquisa. Os resultados mostram que, na primeira série de ensino médio, no primeiro semestre, a cinemática, por aliar dois fatores: a matemática e as grandezas fisicas reconstituem o estágio das operações concretas, facilitando o amadurecimento do pensamento lógico-matemático e, portanto os esquemas de ação e transferibilidade. Os resultados indicam que professores de Física não situam as dificuldades apresentadas pelos alunos na elaboração dos conceitos da Física, nem concebem a resolução de problemas como intrínseco a aprendizagem. A Lei 9394/96 propõe um novo entendimento do que seja aprender e ensinar. Concluímos, portanto que a Física, assim como outras disciplinas, estejam voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, isto é, facilitando o desenvolvimento de estruturas mentais que permitam ao aluno, conhecer, criar, recriar, a partir de interações com o meio social cultural e ambiental.
Palavras Chave
Lei 9394/96, prática pedagógica, competências, habilidades.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Currículos e Programas