Propostas metodológicas para a educação ambiental: representação social e interpretação de imagens.
Título
Propostas metodológicas para a educação ambiental: representação social e interpretação de imagens.
Propostas metodológicas para a educação ambiental: representação social e interpretação de imagens.
Autor
Anamaria Silveira Ravagnani
Anamaria Silveira Ravagnani
Orientação
José Galizia Tundisi
José Galizia Tundisi
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Ano
2003
2003
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo a aplicação de uma metodologia voltada para a Escola Pública, especificamente ao Ensino Fundamental, como contribuição à implantação de Programas de Educação Ambiental. O público alvo para essa pesquisa contou de alunos da quinta série da Escola Estadual Antônio Militão de Lima e seus respectivos professores. De modo a atingir os objetivos propostos, estabeleceu-se uma intervenção pedagógica que privilegiou a Teoria das Representações Sociais, baseada na metodologia desenvovlida pelo educador Marcos Reigota e programa interdisciplinar, cuja meta foi despertar os elementos desenvolvidos para a formação da cidadania e de uma consciência ecológica. Os professores foram orientados para a importância do trabalho coletivo e interdisciplinar através do oferecimento de cursos de capacitação e envolvimento com a realidade regional. O trabalho foi desenvolvido junto à comunidade local, no entorno do Córrego Tijuco Preto, nas proximidades da escola. Os resultados obtidos demonstraram as reais dificuldades enfrentadas hoje pela Escola Pública e o desenvolvimento do programa de Educação Ambiental permitiu concluir que: 1) cursos de capacitação para professores poderiam contribuir para despertar no educador uma visão mais crítica da realidade; 2) os resultados trouxeram muitas informações (não formais), tanto através das entrevistas como das discussões em sala de aula, sobre o aprendizado dos alunos.
Este trabalho teve como objetivo a aplicação de uma metodologia voltada para a Escola Pública, especificamente ao Ensino Fundamental, como contribuição à implantação de Programas de Educação Ambiental. O público alvo para essa pesquisa contou de alunos da quinta série da Escola Estadual Antônio Militão de Lima e seus respectivos professores. De modo a atingir os objetivos propostos, estabeleceu-se uma intervenção pedagógica que privilegiou a Teoria das Representações Sociais, baseada na metodologia desenvovlida pelo educador Marcos Reigota e programa interdisciplinar, cuja meta foi despertar os elementos desenvolvidos para a formação da cidadania e de uma consciência ecológica. Os professores foram orientados para a importância do trabalho coletivo e interdisciplinar através do oferecimento de cursos de capacitação e envolvimento com a realidade regional. O trabalho foi desenvolvido junto à comunidade local, no entorno do Córrego Tijuco Preto, nas proximidades da escola. Os resultados obtidos demonstraram as reais dificuldades enfrentadas hoje pela Escola Pública e o desenvolvimento do programa de Educação Ambiental permitiu concluir que: 1) cursos de capacitação para professores poderiam contribuir para despertar no educador uma visão mais crítica da realidade; 2) os resultados trouxeram muitas informações (não formais), tanto através das entrevistas como das discussões em sala de aula, sobre o aprendizado dos alunos.
Palavras Chave
Interdisciplinaridade, representações sociais, proposta de ensino.
Interdisciplinaridade, representações sociais, proposta de ensino.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método
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