Fracasso escolar: o discurso de professores de Ciências no contexto das propostas da nova LDB.

Título
Fracasso escolar: o discurso de professores de Ciências no contexto das propostas da nova LDB.
Autor
Maria Cecília Arantes Nogueira Ravagnani
Orientação
Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências e Letras
Ano
2001
Cidade / UF
Araraquara/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente trabalho destinou-se a investigar como professores de Ciências de duas escolas estaduais de Ribeirão Preto estão reagindo à proposta da progressão continuada, e quais as concepções que eles têm sobre fracasso/sucesso escolar no contexto das reformas educacionais que estão sendo implantadas na rede pública de ensino a partir da LDB de 1996. As questões de fundo desta pesquisa foram as seguintes: 1) As reformas educacionais que vêm sendo implementadas irão contribuir para o aumento do fracasso escolar 2) Como os professores estarão avaliando seus alunos para poder constatar o sucesso ou o fracasso de seu trabalho 3) A progressão continuada irá contribuir para o sucesso escolar 4) O professor está sendo preparado para essas reformas 5) Como os alunos estão se comportando diante das reformas Para investigar nosso tema, empregamos a entrevista informal, tomando como sujeitos nove professores de Ciências de 5a a 8a séries da rede estadual de ensino da cidade de Ribeirão Preto - SP. O roteiro de entrevista continha questões acerca de fracasso/sucesso escolar, progressão continuada e avaliação do rendimento. Os resultados mostram que os professores não se sentem preparados para as mudanças que estão ocorrendo com a implantação das novas propostas, mais especialmente, a de progressão continuada, e avaliam a implantação das mudanças geralmente de modo negativo, principalmente com relação à autoridade do professor e à disciplina dos alunos em sala de aula. O trabalho discute os resultados à luz da bibliografia levantada, o que permite algumas conclusões iniciais. Os professores estão perdidos, precisando de maior preparo para lidar com as novas propostas, principalmente com a progressão continuada, justamente por causa da ausência de apoio teórico e técnico. Eles não querem aceitar a expressão "progressão continuada" e continuam a se referir à medida como "promoção ou aprovação automática" ou, no máximo, "promoção continuada". Eles não rejeitam o sistema de avaliação, mas sim a falta de reprovação. Sentimos um certo saudosismo nos depoimentos dos professores, um desejo pela volta de uma escola autoritária, a escola de antigamente. A concepção de fracasso escolar continua a mesma no discurso dos professores: o fracasso é do aluno. As normas dos documentos oficiais e a LDB falam em autonomia dos estados e das escolas para implantar as propostas, mas os professores reclamam da falta de autonomia que têm tanto os diretores quanto eles próprios para implementar as reformas. Não é, portanto, de estranhar a angústia que os professores estão sentindo, mais uma vez, após mais uma reforma. Além da imposição de medidas que implicam em retirar-lhes a autoridade (e às vezes o respeito), vêem-se despojados, em parte, de sua função como profissionais e agentes nas decisões que interessam à escola.
Palavras Chave
progressão continuada, LDB

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor, Políticas Públicas