A Linguagem Tecnológica em um Espaço Virtual de Aprendizagem: Ressignificando a Construção do Conhecimento no Ensino Médio

Título
A Linguagem Tecnológica em um Espaço Virtual de Aprendizagem: Ressignificando a Construção do Conhecimento no Ensino Médio
Cognição e Linguagem
Autor
Conceição de Maria Campinho Rabello Corte Real
Orientação
Carlos Henrique Medeiros de Souza
Instituição
UENF
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Na perspectiva de refletir a necessidade do uso de tecnologia mediática, via web, como meio informacional de enriquecimento metodológico e pedagógico no processo de ensinoaprendizagem, o presente estudo analisa, na visão do aluno do Ensino Médio, de que forma a linguagem tecnológica mediada pelo sistema didático do espaço virtual de aprendizagem denominado EVA, possibilita a construção e a produção do conhecimento, sob a ótica da aprendizagem significativa. Enfatiza-se que o referido ambiente virtual desenvolvido em uma instituição de ensino da Rede Federal, situada no município de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, apresenta-se caracterizado pela interatividade assíncrona entre alunos e professor. Como proposta metodológica, utilizou-se de pesquisa exploratória, na forma de Expost-Facto, no que se refere ao Estudo de Caso do sistema didático EVA, cuja análise dos dados coletados enfatizou-se as formas qualitativa e quantitativa. A partir de um plano amostral não probabilístico, o instrumento utilizado, o questionário, elaborado especificamente para este estudo, foi aplicado, após o processo de validação, a quarenta e nove dos noventa alunos da 1ª série do Ensino Médio, que vivenciaram, no ano letivo de 2006, o sistema didático EVA, no componente curricular de Física. Ao término do estudo pode-se constatar que o espaço virtual de aprendizagem pesquisado por sua natureza colaborativa e interativa, no qual o aluno ao utilizar o computador mediado pela web, instituído como ferramenta educacional de apoio pedagógico nas docências de Física no Ensino Médio pelo professor-mediador, possibilita a ressignificação do conhecimento.
Palavras Chave
Educação. Interatividade. Aprendizagem Significativa.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos