Zoológico como referencial para práticas de Educação Ambiental: um estudo de caso no Parque Zoobotânico Getúlio Vargas
Título
Zoológico como referencial para práticas de Educação Ambiental: um estudo de caso no Parque Zoobotânico Getúlio Vargas
Zoológico como referencial para práticas de Educação Ambiental: um estudo de caso no Parque Zoobotânico Getúlio Vargas
Autor
Surama Beatriz Bandeira Rebouças
Surama Beatriz Bandeira Rebouças
Orientação
Sueli Almuiña Holmer Silva
Sueli Almuiña Holmer Silva
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Biologia
Faculdade de Biologia
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Salvador/BA
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho buscou avaliar o projeto Aprendendo no zôo , do Programa de Educação Ambiental (PEA) do Zoológico de Salvador, criado em 1997, considerando a pertinência das atividades desenvolvidas no sentido de fornecer suporte ao trabalho educativo contribuindo na inserção da abordagem da temática ambiental na práxis pedagógica dos professores participantes do programa, bem como a contribuição do referido projeto para a construção de conhecimentos relacionados à temática ambiental e o desenvolvimento de atitudes e posturas éticas em relação ao meio ambiente. A coleta de dados foi realizada por método qualitativo, envolvendo aplicação de questionário junto aos professores e formulários junto aos alunos que participaram do programa no ano de 2003. A análise dos dados obtidos possibilitou constatar que o PEA possui um papel educativo que se expressa através da integração teoria/prática, de troca de informações e do desenvolvimento de respeito e consciência com relação à conservação do meio ambiente, contribuindo para o enriquecimento profissional do professor, bem como para a modificação de sua prática pedagógica. A participação dos alunos no PEA propicia a aprendizagem de conhecimentos relativos à fauna e à flora, através do contato direto com o objeto de estudo, minimizando o distanciamento ser humano/natureza e possibilitando a (re) significação do ambiente no qual se inserem. As atividades do PEA contribuem para o desenvolvimento de valores e atitudes, estimulando a leitura crítica e reflexiva sobre o ambiente, motivando professores e alunos a se envolverem de uma forma mais participativa na resolução dos problemas ambientais. Constatamos com os resultados que a oportunidade de aprender experenciando os conhecimentos produzidos em sala de aula, envolvendo todos os sentidos, faz do zoológico um importante referencial para a produção de conhecimento e mudança de valores e atitudes referentes ao meio ambiente
Este trabalho buscou avaliar o projeto Aprendendo no zôo , do Programa de Educação Ambiental (PEA) do Zoológico de Salvador, criado em 1997, considerando a pertinência das atividades desenvolvidas no sentido de fornecer suporte ao trabalho educativo contribuindo na inserção da abordagem da temática ambiental na práxis pedagógica dos professores participantes do programa, bem como a contribuição do referido projeto para a construção de conhecimentos relacionados à temática ambiental e o desenvolvimento de atitudes e posturas éticas em relação ao meio ambiente. A coleta de dados foi realizada por método qualitativo, envolvendo aplicação de questionário junto aos professores e formulários junto aos alunos que participaram do programa no ano de 2003. A análise dos dados obtidos possibilitou constatar que o PEA possui um papel educativo que se expressa através da integração teoria/prática, de troca de informações e do desenvolvimento de respeito e consciência com relação à conservação do meio ambiente, contribuindo para o enriquecimento profissional do professor, bem como para a modificação de sua prática pedagógica. A participação dos alunos no PEA propicia a aprendizagem de conhecimentos relativos à fauna e à flora, através do contato direto com o objeto de estudo, minimizando o distanciamento ser humano/natureza e possibilitando a (re) significação do ambiente no qual se inserem. As atividades do PEA contribuem para o desenvolvimento de valores e atitudes, estimulando a leitura crítica e reflexiva sobre o ambiente, motivando professores e alunos a se envolverem de uma forma mais participativa na resolução dos problemas ambientais. Constatamos com os resultados que a oportunidade de aprender experenciando os conhecimentos produzidos em sala de aula, envolvendo todos os sentidos, faz do zoológico um importante referencial para a produção de conhecimento e mudança de valores e atitudes referentes ao meio ambiente
Palavras Chave
zoológico
zoológico
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar