Zoológico como referencial para práticas de Educação Ambiental: um estudo de caso no Parque Zoobotânico Getúlio Vargas

Título
Zoológico como referencial para práticas de Educação Ambiental: um estudo de caso no Parque Zoobotânico Getúlio Vargas
Autor
Surama Beatriz Bandeira Rebouças
Orientação
Sueli Almuiña Holmer Silva
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Biologia
Ano
2005
Cidade / UF
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho buscou avaliar o projeto Aprendendo no zôo , do Programa de Educação Ambiental (PEA) do Zoológico de Salvador, criado em 1997, considerando a pertinência das atividades desenvolvidas no sentido de fornecer suporte ao trabalho educativo contribuindo na inserção da abordagem da temática ambiental na práxis pedagógica dos professores participantes do programa, bem como a contribuição do referido projeto para a construção de conhecimentos relacionados à temática ambiental e o desenvolvimento de atitudes e posturas éticas em relação ao meio ambiente. A coleta de dados foi realizada por método qualitativo, envolvendo aplicação de questionário junto aos professores e formulários junto aos alunos que participaram do programa no ano de 2003. A análise dos dados obtidos possibilitou constatar que o PEA possui um papel educativo que se expressa através da integração teoria/prática, de troca de informações e do desenvolvimento de respeito e consciência com relação à conservação do meio ambiente, contribuindo para o enriquecimento profissional do professor, bem como para a modificação de sua prática pedagógica. A participação dos alunos no PEA propicia a aprendizagem de conhecimentos relativos à fauna e à flora, através do contato direto com o objeto de estudo, minimizando o distanciamento ser humano/natureza e possibilitando a (re) significação do ambiente no qual se inserem. As atividades do PEA contribuem para o desenvolvimento de valores e atitudes, estimulando a leitura crítica e reflexiva sobre o ambiente, motivando professores e alunos a se envolverem de uma forma mais participativa na resolução dos problemas ambientais. Constatamos com os resultados que a oportunidade de aprender experenciando os conhecimentos produzidos em sala de aula, envolvendo todos os sentidos, faz do zoológico um importante referencial para a produção de conhecimento e mudança de valores e atitudes referentes ao meio ambiente
Palavras Chave
zoológico

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar