A utilização de recursos da internet no ensino de física: proposta de uma abordagem para o nível médio.

Título
A utilização de recursos da internet no ensino de física: proposta de uma abordagem para o nível médio.
Educação
Autor
Sheila Cristina Ribeiro Rego
Orientação
Christina Marilia Teixeira Da Silva
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este estudo apresentou características de um estudo de caso e teve por objetivo investigar em que medida a aplicação de uma abordagem de ensino, baseada em atividades de pesquisa utilizando recursos da Internet, foi capaz de favorecer o aprendizado de Física num grupo de alunos do Ensino Médio. A abordagem foi elaborada a partir de uma adaptaçãoda proposta de Moran. Adotaram-se os conceitos de desenvolvimento e aprendizado de Vigotsky, em que a atuação na zona de desenvolvimento proximal é o papel principal do professor como mediador do aprendizado. Aplicou-se a abordagem na Escola TécnicaEstadual República, pertencente à FAETEC (Fundação de Apoio às escolas Técnicas), na cidade do Rio de Janeiro, onde alguns alunos do segundo ano do Ensino Médio participaram das atividades propostas. Para a obtenção dos dados foi utilizada a aplicação de questionários, entrevistas e observação. Realizou-se o tratamento dos dados por meio de análises quantitativas e/ou qualitativas conforme a natureza das informações obtidas. Tendo em vista os sujeitos pesquisados, há indícios de que a abordagem proposta neste estudo favoreceu: a) o aprendizado de Física, através da integração do conteúdo estudado com aspectos do cotidiano, busca e processamento de informações; b) a percepção dos alunos referente à importância dos conhecimentos de Física no mundo atual; e, c) a construção de conhecimento por meio de trabalhos escritos.
Palavras Chave
internet, Vigotsky, proposta de ensino

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método