A utilização de recursos da internet no ensino de física: proposta de uma abordagem para o nível médio.
Título
A utilização de recursos da internet no ensino de física: proposta de uma abordagem para o nível médio.
A utilização de recursos da internet no ensino de física: proposta de uma abordagem para o nível médio.
Educação
Autor
Sheila Cristina Ribeiro Rego
Sheila Cristina Ribeiro Rego
Orientação
Christina Marilia Teixeira Da Silva
Christina Marilia Teixeira Da Silva
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo apresentou características de um estudo de caso e teve por objetivo investigar em que medida a aplicação de uma abordagem de ensino, baseada em atividades de pesquisa utilizando recursos da Internet, foi capaz de favorecer o aprendizado de Física num grupo de alunos do Ensino Médio. A abordagem foi elaborada a partir de uma adaptaçãoda proposta de Moran. Adotaram-se os conceitos de desenvolvimento e aprendizado de Vigotsky, em que a atuação na zona de desenvolvimento proximal é o papel principal do professor como mediador do aprendizado. Aplicou-se a abordagem na Escola TécnicaEstadual República, pertencente à FAETEC (Fundação de Apoio às escolas Técnicas), na cidade do Rio de Janeiro, onde alguns alunos do segundo ano do Ensino Médio participaram das atividades propostas. Para a obtenção dos dados foi utilizada a aplicação de questionários, entrevistas e observação. Realizou-se o tratamento dos dados por meio de análises quantitativas e/ou qualitativas conforme a natureza das informações obtidas. Tendo em vista os sujeitos pesquisados, há indícios de que a abordagem proposta neste estudo favoreceu: a) o aprendizado de Física, através da integração do conteúdo estudado com aspectos do cotidiano, busca e processamento de informações; b) a percepção dos alunos referente à importância dos conhecimentos de Física no mundo atual; e, c) a construção de conhecimento por meio de trabalhos escritos.
Este estudo apresentou características de um estudo de caso e teve por objetivo investigar em que medida a aplicação de uma abordagem de ensino, baseada em atividades de pesquisa utilizando recursos da Internet, foi capaz de favorecer o aprendizado de Física num grupo de alunos do Ensino Médio. A abordagem foi elaborada a partir de uma adaptaçãoda proposta de Moran. Adotaram-se os conceitos de desenvolvimento e aprendizado de Vigotsky, em que a atuação na zona de desenvolvimento proximal é o papel principal do professor como mediador do aprendizado. Aplicou-se a abordagem na Escola TécnicaEstadual República, pertencente à FAETEC (Fundação de Apoio às escolas Técnicas), na cidade do Rio de Janeiro, onde alguns alunos do segundo ano do Ensino Médio participaram das atividades propostas. Para a obtenção dos dados foi utilizada a aplicação de questionários, entrevistas e observação. Realizou-se o tratamento dos dados por meio de análises quantitativas e/ou qualitativas conforme a natureza das informações obtidas. Tendo em vista os sujeitos pesquisados, há indícios de que a abordagem proposta neste estudo favoreceu: a) o aprendizado de Física, através da integração do conteúdo estudado com aspectos do cotidiano, busca e processamento de informações; b) a percepção dos alunos referente à importância dos conhecimentos de Física no mundo atual; e, c) a construção de conhecimento por meio de trabalhos escritos.
Palavras Chave
internet, Vigotsky, proposta de ensino
internet, Vigotsky, proposta de ensino
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método