A evasão da UENF: uma análise dos cursos de licenciatura (2003-2007).
Título
A evasão da UENF: uma análise dos cursos de licenciatura (2003-2007).
A evasão da UENF: uma análise dos cursos de licenciatura (2003-2007).
Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais
Autor
Marilene de Almeida Vianna Reid
Marilene de Almeida Vianna Reid
Orientação
Liéte de Oliveira Acácio
Liéte de Oliveira Acácio
Instituição
UENF
UENF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências do Homem
Centro de Ciências do Homem
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Campos dos Goytacazes/RJ
Campos dos Goytacazes/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
As políticas públicas para a expansão e oferta de vagas no ensino superior, não resultou no aumento do número de alunos que conseguem concluir os cursos de graduação. Neste contexto, a expansão dos cursos superiores noturnos resulta, de um lado, na inclusão dos estudantes neste nível de ensino, mas, por outro, revela a realidade excludente da evasão universitária. O presente trabalho tem por objetivo identificar as principais causas da evasão discente nos cursos de Licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no período de 2003 a 2007. Neste estudo, considera-se evasão, a saída do aluno da universidade, que não seja pela conclusão do curso. Este trabalho foi desenvolvido com dados coletados na Secretaria Acadêmica, Pró-Reitoria de Graduação da UENF e através de 19 entrevistas individuais realizadas com os alunos evadidos dos cursos de Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química e das entrevistas com o Reitor da UENF, Pró-Reitora de Graduação, Assessor da Pró-Reitoria de Graduação, Coordenadores e ex-Coordenadores dos Cursos de Licenciatura da UENF. Nas entrevistas com os evadidos, buscamos descobrir em que medida fatores relativos à condição socioeconômica, escolha e expectativa com o curso, vivência universitária e a opinião dos familiares, interferem na decisão do aluno evadir. Os dados coletados possibilitaram acompanhar a trajetória acadêmica dos alunos após evadirem da UENF. Os resultados encontrados neste estudo mostram que a naturalização da evasão impede que a instituição conheça o seu real dimensionamento e revelam que a evasão ocorre pela ação conjunta de diversos fatores. Muitas vezes o aluno não percebe esses fatores e justifica sua saída da universidade baseando-se em apenas um motivo, embora, alguns desses motivos, possam ser minimizados e até mesmo combatidos, através de uma política institucionalizada para todos os cursos, mas, para isso, é preciso saber reconhecê-los.
As políticas públicas para a expansão e oferta de vagas no ensino superior, não resultou no aumento do número de alunos que conseguem concluir os cursos de graduação. Neste contexto, a expansão dos cursos superiores noturnos resulta, de um lado, na inclusão dos estudantes neste nível de ensino, mas, por outro, revela a realidade excludente da evasão universitária. O presente trabalho tem por objetivo identificar as principais causas da evasão discente nos cursos de Licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no período de 2003 a 2007. Neste estudo, considera-se evasão, a saída do aluno da universidade, que não seja pela conclusão do curso. Este trabalho foi desenvolvido com dados coletados na Secretaria Acadêmica, Pró-Reitoria de Graduação da UENF e através de 19 entrevistas individuais realizadas com os alunos evadidos dos cursos de Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química e das entrevistas com o Reitor da UENF, Pró-Reitora de Graduação, Assessor da Pró-Reitoria de Graduação, Coordenadores e ex-Coordenadores dos Cursos de Licenciatura da UENF. Nas entrevistas com os evadidos, buscamos descobrir em que medida fatores relativos à condição socioeconômica, escolha e expectativa com o curso, vivência universitária e a opinião dos familiares, interferem na decisão do aluno evadir. Os dados coletados possibilitaram acompanhar a trajetória acadêmica dos alunos após evadirem da UENF. Os resultados encontrados neste estudo mostram que a naturalização da evasão impede que a instituição conheça o seu real dimensionamento e revelam que a evasão ocorre pela ação conjunta de diversos fatores. Muitas vezes o aluno não percebe esses fatores e justifica sua saída da universidade baseando-se em apenas um motivo, embora, alguns desses motivos, possam ser minimizados e até mesmo combatidos, através de uma política institucionalizada para todos os cursos, mas, para isso, é preciso saber reconhecê-los.
Palavras Chave
Evasão; Universidade Pública; Licenciaturas
Evasão; Universidade Pública; Licenciaturas
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Aluno, Organização da Instituição Escolar
Características do Aluno, Organização da Instituição Escolar