A evasão da UENF: uma análise dos cursos de licenciatura (2003-2007).

Título
A evasão da UENF: uma análise dos cursos de licenciatura (2003-2007).
Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais
Autor
Marilene de Almeida Vianna Reid
Orientação
Liéte de Oliveira Acácio
Instituição
UENF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências do Homem
Ano
2009
Cidade / UF
Campos dos Goytacazes/RJ
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
As políticas públicas para a expansão e oferta de vagas no ensino superior, não resultou no aumento do número de alunos que conseguem concluir os cursos de graduação. Neste contexto, a expansão dos cursos superiores noturnos resulta, de um lado, na inclusão dos estudantes neste nível de ensino, mas, por outro, revela a realidade excludente da evasão universitária. O presente trabalho tem por objetivo identificar as principais causas da evasão discente nos cursos de Licenciatura em Biologia, Física, Matemática e Química da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no período de 2003 a 2007. Neste estudo, considera-se evasão, a saída do aluno da universidade, que não seja pela conclusão do curso. Este trabalho foi desenvolvido com dados coletados na Secretaria Acadêmica, Pró-Reitoria de Graduação da UENF e através de 19 entrevistas individuais realizadas com os alunos evadidos dos cursos de Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química e das entrevistas com o Reitor da UENF, Pró-Reitora de Graduação, Assessor da Pró-Reitoria de Graduação, Coordenadores e ex-Coordenadores dos Cursos de Licenciatura da UENF. Nas entrevistas com os evadidos, buscamos descobrir em que medida fatores relativos à condição socioeconômica, escolha e expectativa com o curso, vivência universitária e a opinião dos familiares, interferem na decisão do aluno evadir. Os dados coletados possibilitaram acompanhar a trajetória acadêmica dos alunos após evadirem da UENF. Os resultados encontrados neste estudo mostram que a naturalização da evasão impede que a instituição conheça o seu real dimensionamento e revelam que a evasão ocorre pela ação conjunta de diversos fatores. Muitas vezes o aluno não percebe esses fatores e justifica sua saída da universidade baseando-se em apenas um motivo, embora, alguns desses motivos, possam ser minimizados e até mesmo combatidos, através de uma política institucionalizada para todos os cursos, mas, para isso, é preciso saber reconhecê-los.
Palavras Chave
Evasão; Universidade Pública; Licenciaturas

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Aluno, Organização da Instituição Escolar