O ensino de Ciências numa escola rural: um olhar crítico com base no cotidiano

Título
O ensino de Ciências numa escola rural: um olhar crítico com base no cotidiano
Educação
Autor
José Valente Reis
Orientação
Paulo Roberto Curvelo Lopes
Instituição
UFJF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
Juiz de Fora/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre o aprendizado em ciências de alunos com idade de 13 anos, com base no seu cotidiano, numa escola rural do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa que apresenta o estudo pormenorizado das atividades diárias das crianças da escola e no meio rural onde residem. Os procedimentos metodológicos seguiram a orientação de BOGDAN & BIKLEN (1994) para estudos de caso. As estratégias utilizadas para o estudo do caso foram a observação participante e as entrevistas não-estruturadas. O referencial teórico desta investigação está fundamentado na educação problematizadora, libertadora e promotora da transformação social de Freire e no ensino de ciências contextualizado, problematizado, integrado e interdisciplinar, a partir dos textos de Japiassu, Leite, Marques e Porto, Gowdak e Martins, Carraher, entre outros, que iluminam o tema. Com essa pesquisa foi possível perceber que, partindo da realidade do aluno, tendo como âncora o enfoque acima, existe a possibilidade de promover o ensino der ciências na escola rural, torná-lo significativo, assim como, concluiu-se que a invasão cultural inibe o processo de aprendizagem de ciências e termina por afastar o aluno rural e a famí­lia da escola. Foi reforçada a ideia de que a interação construtiva entre o ensino de ciências e o cotidiano do aluno contribui para uma melhor qualidade de vida dos educandos rurais. Este processo se concretiza de forma participava e integrada entre o professor, o aluno e a famí­lia.
Palavras Chave
Escola Rural; Ensino-Aprendizagem; Ciências

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método