O ensino de Ciências numa escola rural: um olhar crítico com base no cotidiano
Título
O ensino de Ciências numa escola rural: um olhar crítico com base no cotidiano
O ensino de Ciências numa escola rural: um olhar crítico com base no cotidiano
Educação
Autor
José Valente Reis
José Valente Reis
Orientação
Paulo Roberto Curvelo Lopes
Paulo Roberto Curvelo Lopes
Instituição
UFJF
UFJF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Juiz de Fora/MG
Juiz de Fora/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre o aprendizado em ciências de alunos com idade de 13 anos, com base no seu cotidiano, numa escola rural do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa que apresenta o estudo pormenorizado das atividades diárias das crianças da escola e no meio rural onde residem. Os procedimentos metodológicos seguiram a orientação de BOGDAN & BIKLEN (1994) para estudos de caso. As estratégias utilizadas para o estudo do caso foram a observação participante e as entrevistas não-estruturadas. O referencial teórico desta investigação está fundamentado na educação problematizadora, libertadora e promotora da transformação social de Freire e no ensino de ciências contextualizado, problematizado, integrado e interdisciplinar, a partir dos textos de Japiassu, Leite, Marques e Porto, Gowdak e Martins, Carraher, entre outros, que iluminam o tema. Com essa pesquisa foi possível perceber que, partindo da realidade do aluno, tendo como âncora o enfoque acima, existe a possibilidade de promover o ensino der ciências na escola rural, torná-lo significativo, assim como, concluiu-se que a invasão cultural inibe o processo de aprendizagem de ciências e termina por afastar o aluno rural e a família da escola. Foi reforçada a ideia de que a interação construtiva entre o ensino de ciências e o cotidiano do aluno contribui para uma melhor qualidade de vida dos educandos rurais. Este processo se concretiza de forma participava e integrada entre o professor, o aluno e a família.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre o aprendizado em ciências de alunos com idade de 13 anos, com base no seu cotidiano, numa escola rural do interior de Minas Gerais. Trata-se de uma investigação com abordagem qualitativa que apresenta o estudo pormenorizado das atividades diárias das crianças da escola e no meio rural onde residem. Os procedimentos metodológicos seguiram a orientação de BOGDAN & BIKLEN (1994) para estudos de caso. As estratégias utilizadas para o estudo do caso foram a observação participante e as entrevistas não-estruturadas. O referencial teórico desta investigação está fundamentado na educação problematizadora, libertadora e promotora da transformação social de Freire e no ensino de ciências contextualizado, problematizado, integrado e interdisciplinar, a partir dos textos de Japiassu, Leite, Marques e Porto, Gowdak e Martins, Carraher, entre outros, que iluminam o tema. Com essa pesquisa foi possível perceber que, partindo da realidade do aluno, tendo como âncora o enfoque acima, existe a possibilidade de promover o ensino der ciências na escola rural, torná-lo significativo, assim como, concluiu-se que a invasão cultural inibe o processo de aprendizagem de ciências e termina por afastar o aluno rural e a família da escola. Foi reforçada a ideia de que a interação construtiva entre o ensino de ciências e o cotidiano do aluno contribui para uma melhor qualidade de vida dos educandos rurais. Este processo se concretiza de forma participava e integrada entre o professor, o aluno e a família.
Palavras Chave
Escola Rural; Ensino-Aprendizagem; Ciências
Escola Rural; Ensino-Aprendizagem; Ciências
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método