A internet no ensino médio de Física

Título
A internet no ensino médio de Física
Autor
Celia Maria Sciamarelli Rela
Orientação
José Manoel Moran Costas
Instituição
MACKENZIE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Comunicação e Letras
Ano
2002
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho tem como finalidade estudar a contribuição da internet no ensino de Física. Analisando e utilizando algumas maneiras práticas de como esse meio pode ajudar na aprendizagem dos alunos do ensino médio, propõe uma visão alternativa de ensino, fundamentada em projetos colaborativos. Os projetos "Aprendendo a navegar na internet com a Física; Visitas virtuais a museus de Física; Laboratório virtual-simulação; Viagem ao sistema solar; Aprendendo a economizar energia - a energia utilizada pelo nosso lar; Ciência viva; The Physics Classroom e Um projeto de eletricidade" mostram como os professores estão utilizando a internet para aperfeiçoar a qualidade das aulas de Física no ensino médio. Esses trabalhos contribuem para a formação de uma cultura científica efetiva que permita, ao indivíduo, a interpretação dos fatos, fenômenos naturais, possibilitando a interação do ser humano com a natureza. No desenvolvimento da pesquisa, esses projetos colaborativos foram utilizados em sala de aula, permitindo uma comparação entre a metodologia com tecnologia e a metodologia tradicional de ensino. O presente trabalho também se preocupou com a hipótese de que trazer o cotidiano, por meio da internet, para a sala de aula, pode dar um novo sentido ao ensino de Física. O desenvolvimento desses projetos procurou motivar professores e alunos a utilizar a tecnologia e as habilidades de comunicações modernas, transportando-os para um ambiente de aprendizagem com recursos e conteúdos, encorajando bastante a solução de problemas, a colaboração e a tomada de decisão. Acredita-se que o impacto maior foi o conhecimento adquirido a respeito da Física, tido como complexo e bastante abstrato. E, finalmente, concluiu-se que, trabalhando por um longo período com os projetos colaborativos, utilizando o computador e a internet, o fundamental não é a novidade, mas como usar a tecnologia em sala de aula. Os alunos não se sentem motivados, quando se usa a internet, de forma semelhante à metodologia tradicional.
Palavras Chave
ensino médio, física, internet, museu de Ciências.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos