A internet no ensino médio de Física
Título
A internet no ensino médio de Física
A internet no ensino médio de Física
Autor
Celia Maria Sciamarelli Rela
Celia Maria Sciamarelli Rela
Orientação
José Manoel Moran Costas
José Manoel Moran Costas
Instituição
MACKENZIE
MACKENZIE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Comunicação e Letras
Centro de Comunicação e Letras
Ano
2002
2002
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho tem como finalidade estudar a contribuição da internet no ensino de Física. Analisando e utilizando algumas maneiras práticas de como esse meio pode ajudar na aprendizagem dos alunos do ensino médio, propõe uma visão alternativa de ensino, fundamentada em projetos colaborativos. Os projetos "Aprendendo a navegar na internet com a Física; Visitas virtuais a museus de Física; Laboratório virtual-simulação; Viagem ao sistema solar; Aprendendo a economizar energia - a energia utilizada pelo nosso lar; Ciência viva; The Physics Classroom e Um projeto de eletricidade" mostram como os professores estão utilizando a internet para aperfeiçoar a qualidade das aulas de Física no ensino médio. Esses trabalhos contribuem para a formação de uma cultura científica efetiva que permita, ao indivíduo, a interpretação dos fatos, fenômenos naturais, possibilitando a interação do ser humano com a natureza. No desenvolvimento da pesquisa, esses projetos colaborativos foram utilizados em sala de aula, permitindo uma comparação entre a metodologia com tecnologia e a metodologia tradicional de ensino. O presente trabalho também se preocupou com a hipótese de que trazer o cotidiano, por meio da internet, para a sala de aula, pode dar um novo sentido ao ensino de Física. O desenvolvimento desses projetos procurou motivar professores e alunos a utilizar a tecnologia e as habilidades de comunicações modernas, transportando-os para um ambiente de aprendizagem com recursos e conteúdos, encorajando bastante a solução de problemas, a colaboração e a tomada de decisão. Acredita-se que o impacto maior foi o conhecimento adquirido a respeito da Física, tido como complexo e bastante abstrato. E, finalmente, concluiu-se que, trabalhando por um longo período com os projetos colaborativos, utilizando o computador e a internet, o fundamental não é a novidade, mas como usar a tecnologia em sala de aula. Os alunos não se sentem motivados, quando se usa a internet, de forma semelhante à metodologia tradicional.
Este trabalho tem como finalidade estudar a contribuição da internet no ensino de Física. Analisando e utilizando algumas maneiras práticas de como esse meio pode ajudar na aprendizagem dos alunos do ensino médio, propõe uma visão alternativa de ensino, fundamentada em projetos colaborativos. Os projetos "Aprendendo a navegar na internet com a Física; Visitas virtuais a museus de Física; Laboratório virtual-simulação; Viagem ao sistema solar; Aprendendo a economizar energia - a energia utilizada pelo nosso lar; Ciência viva; The Physics Classroom e Um projeto de eletricidade" mostram como os professores estão utilizando a internet para aperfeiçoar a qualidade das aulas de Física no ensino médio. Esses trabalhos contribuem para a formação de uma cultura científica efetiva que permita, ao indivíduo, a interpretação dos fatos, fenômenos naturais, possibilitando a interação do ser humano com a natureza. No desenvolvimento da pesquisa, esses projetos colaborativos foram utilizados em sala de aula, permitindo uma comparação entre a metodologia com tecnologia e a metodologia tradicional de ensino. O presente trabalho também se preocupou com a hipótese de que trazer o cotidiano, por meio da internet, para a sala de aula, pode dar um novo sentido ao ensino de Física. O desenvolvimento desses projetos procurou motivar professores e alunos a utilizar a tecnologia e as habilidades de comunicações modernas, transportando-os para um ambiente de aprendizagem com recursos e conteúdos, encorajando bastante a solução de problemas, a colaboração e a tomada de decisão. Acredita-se que o impacto maior foi o conhecimento adquirido a respeito da Física, tido como complexo e bastante abstrato. E, finalmente, concluiu-se que, trabalhando por um longo período com os projetos colaborativos, utilizando o computador e a internet, o fundamental não é a novidade, mas como usar a tecnologia em sala de aula. Os alunos não se sentem motivados, quando se usa a internet, de forma semelhante à metodologia tradicional.
Palavras Chave
ensino médio, física, internet, museu de Ciências.
ensino médio, física, internet, museu de Ciências.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
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