A avaliação da aprendizagem dos conceitos de mecânica numa perspectiva construtivista
Título
A avaliação da aprendizagem dos conceitos de mecânica numa perspectiva construtivista
A avaliação da aprendizagem dos conceitos de mecânica numa perspectiva construtivista
Autor
Geralda Lopes de Resende
Geralda Lopes de Resende
Orientação
Itamar José Moraes
Itamar José Moraes
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo procurou avaliar a aprendizagem dos conceitos sobre força e movimento, levando em consideração o aspecto construtivo na aquisição do conhecimento, fundamentado nas correntes piagetianas e neo-piagetianas. Muitas pesquisas na área de Física Introdutória têm mostrado que os alunos iniciam o curso de Mecânica com um sistema bem estabelecido de crenças do senso comum, denominadas concepções espontâneas. Estas concepções, consideradas por muitos autores como resistentes à mudança conceitual, foram avaliadas por meio de um instrumento denominado FCI - Force Concept Inventory. A utilização de metodologias diferenciadas no ensino de Física, derivadas de pesquisas educacionais, pode levar os alunos a mudar essas concepções espontâneas, ou seja, fazer a mudança conceitual. Esta pesquisa teve como metodologia o estudo de caso, usando a simulação computacional e a experimentação para verificar a eficiência das mesmas na aprendizagem dos conceitos sobre força e movimento. Os resultados mostraram que a experimentação é mais eficiente porque leva os alunos a desenvolver as relações implicativas em nível prático, para depois desenvolvê-las em nível simbólico; a simulação, ao contrário, já parte do nível simbólico, não permitindo o desenvolvimento da etapa anterior.
Este estudo procurou avaliar a aprendizagem dos conceitos sobre força e movimento, levando em consideração o aspecto construtivo na aquisição do conhecimento, fundamentado nas correntes piagetianas e neo-piagetianas. Muitas pesquisas na área de Física Introdutória têm mostrado que os alunos iniciam o curso de Mecânica com um sistema bem estabelecido de crenças do senso comum, denominadas concepções espontâneas. Estas concepções, consideradas por muitos autores como resistentes à mudança conceitual, foram avaliadas por meio de um instrumento denominado FCI - Force Concept Inventory. A utilização de metodologias diferenciadas no ensino de Física, derivadas de pesquisas educacionais, pode levar os alunos a mudar essas concepções espontâneas, ou seja, fazer a mudança conceitual. Esta pesquisa teve como metodologia o estudo de caso, usando a simulação computacional e a experimentação para verificar a eficiência das mesmas na aprendizagem dos conceitos sobre força e movimento. Os resultados mostraram que a experimentação é mais eficiente porque leva os alunos a desenvolver as relações implicativas em nível prático, para depois desenvolvê-las em nível simbólico; a simulação, ao contrário, já parte do nível simbólico, não permitindo o desenvolvimento da etapa anterior.
Palavras Chave
Mecânica, Piaget, simulação computacional, experimentação, mudança conceitual.
Mecânica, Piaget, simulação computacional, experimentação, mudança conceitual.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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