A avaliação da aprendizagem dos conceitos de mecânica numa perspectiva construtivista

Título
A avaliação da aprendizagem dos conceitos de mecânica numa perspectiva construtivista
Autor
Geralda Lopes de Resende
Orientação
Itamar José Moraes
Instituição
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este estudo procurou avaliar a aprendizagem dos conceitos sobre força e movimento, levando em consideração o aspecto construtivo na aquisição do conhecimento, fundamentado nas correntes piagetianas e neo-piagetianas. Muitas pesquisas na área de Física Introdutória têm mostrado que os alunos iniciam o curso de Mecânica com um sistema bem estabelecido de crenças do senso comum, denominadas concepções espontâneas. Estas concepções, consideradas por muitos autores como resistentes à mudança conceitual, foram avaliadas por meio de um instrumento denominado FCI - Force Concept Inventory. A utilização de metodologias diferenciadas no ensino de Física, derivadas de pesquisas educacionais, pode levar os alunos a mudar essas concepções espontâneas, ou seja, fazer a mudança conceitual. Esta pesquisa teve como metodologia o estudo de caso, usando a simulação computacional e a experimentação para verificar a eficiência das mesmas na aprendizagem dos conceitos sobre força e movimento. Os resultados mostraram que a experimentação é mais eficiente porque leva os alunos a desenvolver as relações implicativas em nível prático, para depois desenvolvê-las em nível simbólico; a simulação, ao contrário, já parte do nível simbólico, não permitindo o desenvolvimento da etapa anterior.
Palavras Chave
Mecânica, Piaget, simulação computacional, experimentação, mudança conceitual.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método