Como se movem os projéteis nos livros didáticos de física e no vestibular Inquirindo o Galileu sintético de hoje.
Título
Como se movem os projéteis nos livros didáticos de física e no vestibular Inquirindo o Galileu sintético de hoje.
Como se movem os projéteis nos livros didáticos de física e no vestibular Inquirindo o Galileu sintético de hoje.
Autor
Silvia Oliveira Resquetti
Silvia Oliveira Resquetti
Orientação
Marcos Cesar Danhoni Neves
Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituição
UEM
UEM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Maringá/PR
Maringá/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho investiga como a teoria do movimento dos projéteis é apresentada nos livros didáticos de Física mais utilizados no Ensino Médio. Sustentamos que grande parte das dificuldades e do desinteresse dos estudantes em relação à ciência do movimento se deve, invariavelmente, à forma como os diferentes temas são tratados pelos autores de livros didáticos. Em nossa pesquisa examinamos, em seis obras selecionadas, o enfoque dado pelos autores - se conceitual ou lógico - e como são abordados o estudo do movimento dos projéteis e os conceitos envolvendo trajetória, velocidade, aceleração e inércia. Procuramos identificar nas obras a evolução histórica (se presente ou não) desses conhecimentos, especialmente a apresentação da Física de Galileu. Para desenvolver nossa investigação, buscamos resquícios e indícios da educação científica (formalizada pela cultura dos livros didáticos) em respostas de diversos alunos envolvendo uma questão pertinente. Para esse fim, analisamos as respostas de 260 provas discursivas de Física, referentes à questão 2, realizadas por candidatos no vestibular 2/2006 da Universidade Estadual de Maringá - PR. Optamos pela Análise de Conteúdo, de Bardin (1977), para classificar as respostas dos estudantes, aplicando o método das categorias temáticas. Os resultados obtidos, comparados com a análise dos livros didáticos, nos conduziram à conclusão que sustenta nossas suposições iniciais.
Este trabalho investiga como a teoria do movimento dos projéteis é apresentada nos livros didáticos de Física mais utilizados no Ensino Médio. Sustentamos que grande parte das dificuldades e do desinteresse dos estudantes em relação à ciência do movimento se deve, invariavelmente, à forma como os diferentes temas são tratados pelos autores de livros didáticos. Em nossa pesquisa examinamos, em seis obras selecionadas, o enfoque dado pelos autores - se conceitual ou lógico - e como são abordados o estudo do movimento dos projéteis e os conceitos envolvendo trajetória, velocidade, aceleração e inércia. Procuramos identificar nas obras a evolução histórica (se presente ou não) desses conhecimentos, especialmente a apresentação da Física de Galileu. Para desenvolver nossa investigação, buscamos resquícios e indícios da educação científica (formalizada pela cultura dos livros didáticos) em respostas de diversos alunos envolvendo uma questão pertinente. Para esse fim, analisamos as respostas de 260 provas discursivas de Física, referentes à questão 2, realizadas por candidatos no vestibular 2/2006 da Universidade Estadual de Maringá - PR. Optamos pela Análise de Conteúdo, de Bardin (1977), para classificar as respostas dos estudantes, aplicando o método das categorias temáticas. Os resultados obtidos, comparados com a análise dos livros didáticos, nos conduziram à conclusão que sustenta nossas suposições iniciais.
Palavras Chave
Teoria do Movimento de Projéteis, Galileu, Livro Didático.
Teoria do Movimento de Projéteis, Galileu, Livro Didático.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos