Um estudo da casualidade física em atividades de ensino

Título
Um estudo da casualidade física em atividades de ensino
Ensino de Ciências
Autor
Renato Casal de Rey
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2000
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O objetivo do presente trabalho é contribuir na procura de um referencial de análise para as explicações formuladas por alunos em atividades de ciências desenvolvidas em sala de aula. Nosso referencial de análise foi elaborado visando buscar distinguir as estruturas das explicações quanto a representarem uma causalidade ou uma legalidade. As explicações analisadas foram obtidas em sala de aula através do desenvolvimento de duas atividades específicas de ciências, planejadas a partir da teoria construtivista do ensino, tendo como público alvo alunos com idades entre 8 e 9 anos. O referencial utilizado possibilitou verificar a presença dos dois tipos de estruturas nas explicações formuladas pelos alunos, implicando em novas abordagens para o planejamento das atividades de ensino das ciências naturais.
Palavras Chave
Alunos; Explicações; Causalidade

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Aluno