O processo de conceitualização em situações diferenciadas na formação inicial de professores de física

Título
O processo de conceitualização em situações diferenciadas na formação inicial de professores de física
Autor
Mikael Frank Rezende Junior
Orientação
Frederico Firmo de Souza Cruz
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
2006
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho é feito uma análise da tradição do Ensino de Física e das situações didáticas à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Em um sentido geral, argüimos que a tradição do Ensino de Física não cria situações que contribuem para o processo de conceitualização dos estudantes, ou ainda, usando a terminologia de Vergnaud, há uma fragmentação na tripla [S,I,R]. Além disso, esta tradição em contextos específicos, como assuntos de Física Moderna e Contemporânea ainda podem criar obstáculos, tanto na formação inicial de professores de Física quanto em sua atividade profissional como docentes da educação básica. Assim, de forma complementar, promoveu-se uma discussão sobre as perspectivas de introdução de tópicos e temas de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio Brasileiro. A partir de dados obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, buscou-se caracterizar a pertinência e as pretensas características (formativa ou informativa) dos conceitos da Física do século XX para a escola média. Em um sentido mais amplo, buscamos argumentar que disciplinas tradicionalmente presentes nos cursos de Licenciatura em Física, como Instrumentação para o Ensino de Física, podem constituir-se como situações didáticas diferenciadas que possibilitam o desenvolvimento e a análise do processo de conceitualização de licenciandos em Física.
Palavras Chave
Formação Inicial de Professores de Física, Situações Didáticas Diferenciadas, Teoria dos Campos Conceituais.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores