Obstáculos epistemológicos no estudo do calor
Título
Obstáculos epistemológicos no estudo do calor
Obstáculos epistemológicos no estudo do calor
Educação em Ciências e Matemáticas
Autor
Elinete Oliveira Raposo Ribeiro
Elinete Oliveira Raposo Ribeiro
Orientação
Licurgo Peixoto de Brito
Licurgo Peixoto de Brito
Instituição
UFPA
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O propósito deste trabalho foi identificar obstáculos epistemológicos no processo de construção de conceitos físicos relacionados ao calor, a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. A pesquisa foi desenvolvida, tendo como público alvo, estudantes de terceira série no Ensino Médio de uma escola pública de Belém. Para a identificação de obstáculos epistemológicos, foi elaborado um questionário de respostas abertas, o qual foi aplicado, primeiramente em uma turma (23 estudantes), objetivando a validação do instrumento de investigação. Esse teste orientou a reformulação do questionário para posterior aplicação em outras turmas (63 estudantes). As respostas possibilitaram três diferentes estratégias de análise. A primeira focalizou-se a presença de obstáculos epistemológicos sem restringir alunos ou questões, a partir do qual foi identificada a presença de obstáculo substancialista, experiência primeira, conhecimento geral, verbal, realista e animista. A segunda estratégia detectou obstáculos epistemológicos revelados por estudante, individualmente, em todo o conjunto de questões, onde verificamos a presença de pelo menos um obstáculo epistemológico no conjunto de respostas de cada estudante. A terceira estratégia buscou identificar os obstáculos presentes nas respostas de cada questão, constatando-se que quase todas as questões suscitaram a identificação dos obstáculos da experiência primeira e substancialista. Além disso, questões elaboradas com a finalidade de identificar determinado obstáculo, serviram para revelar outros obstáculos que não se esperava serem revelados por elas. Na tentativa de contribuir com a melhoria do Ensino de Física, o trabalho apresenta sugestões aos professores, buscando a superação desses obstáculos epistemológicos.
O propósito deste trabalho foi identificar obstáculos epistemológicos no processo de construção de conceitos físicos relacionados ao calor, a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. A pesquisa foi desenvolvida, tendo como público alvo, estudantes de terceira série no Ensino Médio de uma escola pública de Belém. Para a identificação de obstáculos epistemológicos, foi elaborado um questionário de respostas abertas, o qual foi aplicado, primeiramente em uma turma (23 estudantes), objetivando a validação do instrumento de investigação. Esse teste orientou a reformulação do questionário para posterior aplicação em outras turmas (63 estudantes). As respostas possibilitaram três diferentes estratégias de análise. A primeira focalizou-se a presença de obstáculos epistemológicos sem restringir alunos ou questões, a partir do qual foi identificada a presença de obstáculo substancialista, experiência primeira, conhecimento geral, verbal, realista e animista. A segunda estratégia detectou obstáculos epistemológicos revelados por estudante, individualmente, em todo o conjunto de questões, onde verificamos a presença de pelo menos um obstáculo epistemológico no conjunto de respostas de cada estudante. A terceira estratégia buscou identificar os obstáculos presentes nas respostas de cada questão, constatando-se que quase todas as questões suscitaram a identificação dos obstáculos da experiência primeira e substancialista. Além disso, questões elaboradas com a finalidade de identificar determinado obstáculo, serviram para revelar outros obstáculos que não se esperava serem revelados por elas. Na tentativa de contribuir com a melhoria do Ensino de Física, o trabalho apresenta sugestões aos professores, buscando a superação desses obstáculos epistemológicos.
Palavras Chave
obstáculos epistemológicos, calor
obstáculos epistemológicos, calor
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno