Obstáculos epistemológicos no estudo do calor

Título
Obstáculos epistemológicos no estudo do calor
Educação em Ciências e Matemáticas
Autor
Elinete Oliveira Raposo Ribeiro
Orientação
Licurgo Peixoto de Brito
Instituição
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O propósito deste trabalho foi identificar obstáculos epistemológicos no processo de construção de conceitos físicos relacionados ao calor, a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. A pesquisa foi desenvolvida, tendo como público alvo, estudantes de terceira série no Ensino Médio de uma escola pública de Belém. Para a identificação de obstáculos epistemológicos, foi elaborado um questionário de respostas abertas, o qual foi aplicado, primeiramente em uma turma (23 estudantes), objetivando a validação do instrumento de investigação. Esse teste orientou a reformulação do questionário para posterior aplicação em outras turmas (63 estudantes). As respostas possibilitaram três diferentes estratégias de análise. A primeira focalizou-se a presença de obstáculos epistemológicos sem restringir alunos ou questões, a partir do qual foi identificada a presença de obstáculo substancialista, experiência primeira, conhecimento geral, verbal, realista e animista. A segunda estratégia detectou obstáculos epistemológicos revelados por estudante, individualmente, em todo o conjunto de questões, onde verificamos a presença de pelo menos um obstáculo epistemológico no conjunto de respostas de cada estudante. A terceira estratégia buscou identificar os obstáculos presentes nas respostas de cada questão, constatando-se que quase todas as questões suscitaram a identificação dos obstáculos da experiência primeira e substancialista. Além disso, questões elaboradas com a finalidade de identificar determinado obstáculo, serviram para revelar outros obstáculos que não se esperava serem revelados por elas. Na tentativa de contribuir com a melhoria do Ensino de Física, o trabalho apresenta sugestões aos professores, buscando a superação desses obstáculos epistemológicos.
Palavras Chave
obstáculos epistemológicos, calor

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno