Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências entre alunos-concluintes de Química.
Título
Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências entre alunos-concluintes de Química.
Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências entre alunos-concluintes de Química.
Autor
Evandro Luiz da Luz Ribeiro
Evandro Luiz da Luz Ribeiro
Orientação
Terezinha Valim Oliver Gonçalves
Terezinha Valim Oliver Gonçalves
Instituição
UFPA
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cien
Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cien
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Belém/PA
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções de Ciência e de Ensino de Ciências entre alunos-concluintes de licenciatura Plena em ciências com habilitação em química, turma de concluintes do segundo semestre de 2004 na UFPA, contando com um total de 12 sujeitos de pesquisa. Para a identificação das concepções de ciência e ensino de ciências, foi elaborado um questionário, previamente testado com 15 alunos-concluintes do curso de licenciatura plena em biologia, objetivando a validação do instrumento de investigação e posterior reformulação. A versão final do questionário apresentou 12 questões, cujas respostas possibilitaram a construção de quadros, gráficos e tabelas contendo as respostas dos sujeitos da pesquisa. A análise dessas respostas orientou a construção de categorias de respostas com a identificação de concepções de ciência e ensino de ciências. A categorização foi feita a partir de uma aproximação ao pensamento epistemológico de Bacon, Comte, popper e Khun. Esses autores e outros me permitiram analisar as unidades de registros dos sujeitos, e identificar as concepções de ciência e ensino de ciências.
O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções de Ciência e de Ensino de Ciências entre alunos-concluintes de licenciatura Plena em ciências com habilitação em química, turma de concluintes do segundo semestre de 2004 na UFPA, contando com um total de 12 sujeitos de pesquisa. Para a identificação das concepções de ciência e ensino de ciências, foi elaborado um questionário, previamente testado com 15 alunos-concluintes do curso de licenciatura plena em biologia, objetivando a validação do instrumento de investigação e posterior reformulação. A versão final do questionário apresentou 12 questões, cujas respostas possibilitaram a construção de quadros, gráficos e tabelas contendo as respostas dos sujeitos da pesquisa. A análise dessas respostas orientou a construção de categorias de respostas com a identificação de concepções de ciência e ensino de ciências. A categorização foi feita a partir de uma aproximação ao pensamento epistemológico de Bacon, Comte, popper e Khun. Esses autores e outros me permitiram analisar as unidades de registros dos sujeitos, e identificar as concepções de ciência e ensino de ciências.
Palavras Chave
formação inicial, natureza da Ciencia
formação inicial, natureza da Ciencia
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor