Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências entre alunos-concluintes de Química.

Título
Um olhar sobre as concepções de ciência e ensino de ciências entre alunos-concluintes de Química.
Autor
Evandro Luiz da Luz Ribeiro
Orientação
Terezinha Valim Oliver Gonçalves
Instituição
UFPA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cien
Ano
2005
Cidade / UF
Belém/PA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O objetivo deste trabalho foi investigar as concepções de Ciência e de Ensino de Ciências entre alunos-concluintes de licenciatura Plena em ciências com habilitação em química, turma de concluintes do segundo semestre de 2004 na UFPA, contando com um total de 12 sujeitos de pesquisa. Para a identificação das concepções de ciência e ensino de ciências, foi elaborado um questionário, previamente testado com 15 alunos-concluintes do curso de licenciatura plena em biologia, objetivando a validação do instrumento de investigação e posterior reformulação. A versão final do questionário apresentou 12 questões, cujas respostas possibilitaram a construção de quadros, gráficos e tabelas contendo as respostas dos sujeitos da pesquisa. A análise dessas respostas orientou a construção de categorias de respostas com a identificação de concepções de ciência e ensino de ciências. A categorização foi feita a partir de uma aproximação ao pensamento epistemológico de Bacon, Comte, popper e Khun. Esses autores e outros me permitiram analisar as unidades de registros dos sujeitos, e identificar as concepções de ciência e ensino de ciências.
Palavras Chave
formação inicial, natureza da Ciencia

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Características do Professor