O papel do professor no laboratório de Física Básica. Um exemplo ilustrativo

Título
O papel do professor no laboratório de Física Básica. Um exemplo ilustrativo
Autor
Júlio Cézar Ribeiro
Orientação
José Umberto Dias da Silva
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2000
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O trabalho mostra o papel do professor na elaboração e condução dos experimentos no laboratório analisado dentro do método investigativo proposto por GIL PÉREZ e salienta a diferença entre o método investigativo e o método tradicional de ensino, atualmente usado na maioria das aulas de laboratório, nas Escolas de Engenharia. Estabeleço a diferença entre estas duas pedagogias de ensino cuja principal diferença reside no fato de que, ao invés de propormos aos alunos executarem os experimentos, baseados em roteiros predeterminados, os orientamos para que façam os experimentos dentro de um processo investigativo, onde são incentivados a encontrar explicações para os resultados obtidos, durante a realização dos experimentos. Estes experimentos por sua vez, são propostos em função do estudo das principais representações que os alunos possuem sobre o tema, levantadas através de um questionário, cujas respostas servirão de base para as situações problemáticas dos experimentos. Através de uma proposta ilustrativa de aula baseada no conceito de força de atrito, apresento alguns detalhes práticos da aplicação do método proposto. Estes detalhes compreendem desde o levantamento das representações preexistentes entre os alunos até a elaboração de uma seqüência de experimentos propostos em função delas. A intenção de usar este método é para fazer com que os alunos participem intensamente na realização dos experimentos, visto que são propostos de forma a esclarecer dificuldades que os alunos apresentaram no questionário, que revelou o tipo de representações que possuíam sobre a força de atrito.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Professor