Objetivos educacionais afetivos no ensino de ciências: construção de uma escala de medida
Título
Objetivos educacionais afetivos no ensino de ciências: construção de uma escala de medida
Objetivos educacionais afetivos no ensino de ciências: construção de uma escala de medida
Educação
Autor
Marco Antonio Cipriano Ribeiro
Marco Antonio Cipriano Ribeiro
Orientação
Jacques Therrien
Jacques Therrien
Instituição
UFC
UFC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2001
2001
/CE
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O avanço da investigação científica no último século, sua associação com importantes projetos nacionais de desenvolvimento econômico e social no período e as implicações éticas e morais das recentes descobertas e aplicações representam um constante desafio para o aprimoramento da concepção, dos métodos e dos conteúdos no ensino de ciências em todos os níveis. Ponto essencial das reformas e dos diferentes modelos curriculares propostos para essa área do ensino é o novo significado atribuído aos elementos afetivos da aprendizagem (interesses, atitudes, valores e orientações), considerados agora como fundamentais para uma compreensão mais abrangente das atividades científicas em suas relações com a sociedade. Diante desse quadro, o principal objetivo do trabalho consistiu em desenvolver uma escala de medida para objetivos educacionais afetivos no ensino de ciências nos níveis médio e pós-médio. a partir de estudos clássicos na área - como a gama de objetivos descritos por klopfer (1971) segundo a taxionomia de objetivos educacionais para o domínio afetivo de bloom e colaboradores (1964) -, mas tomando também como referência o texto de obras e documentos mais recentes - tais como astolfi & develay (1989), carvalho & gil-pérez (1992) e menezes (1996) -, organizou-se um banco de afirmativas (296 formulações) sobre o papel social e educativo da ciência, seu reconhecimento como forma autêntica de pensamento, as relações entre progresso técnico e o desenvolvimento econômico, as implicações éticas do avanço científico, entre outros aspectos. Seguindo orientações constantes da literatura de tecnologia de testes e medidas educacionais, chegou-se a um modelo de pré-teste e posteriormente ao modelo definitivo da escala (22 itens tipo "likert"). a escala assim construída foi aplicada com estudantes de períodos adiantados do ensino médio e pós-médio de duas escolas-modelo de formação técnica, científica e tecnológica em nosso estado: o centro de ensino tecnológico (centec) em limoeiro do norte e o centro federal de educação tecnológica (cefet) em fortaleza. a análise dos resultados compreendeu as seguintes etapas: estudo da escala nas duas aplicações (fidedignidade, sensibilidade e validade); sumário estatístico (frequência, média e variabilidade); e análise fatorial da variação dos escores. para tanto, utilizaram-se os instrumentos e métodos oferecidos pelo software "statistical package for social sciences" (spss), versão 7.5. as conclusões indicam uma atitude favorável dos sujeitos com relação às atividades científicas, independente das variáveis "instituição escolar", "curso", "idade" e "sexo". Apesar das variações na intensidade da atitude em questão e a partir do estudo semântico dos itens da escala - bem como dos dados da análise fatorial -, identificaram-se diferentes "compreensões" em torno do valor atribuído às atividades científicas e tecnológicas. os tipos de compreensão encontrados representam hipóteses explicativas para a variação conjunta de alguns grupos de itens, e refletem níveis distintos de informação e aprendizado.
O avanço da investigação científica no último século, sua associação com importantes projetos nacionais de desenvolvimento econômico e social no período e as implicações éticas e morais das recentes descobertas e aplicações representam um constante desafio para o aprimoramento da concepção, dos métodos e dos conteúdos no ensino de ciências em todos os níveis. Ponto essencial das reformas e dos diferentes modelos curriculares propostos para essa área do ensino é o novo significado atribuído aos elementos afetivos da aprendizagem (interesses, atitudes, valores e orientações), considerados agora como fundamentais para uma compreensão mais abrangente das atividades científicas em suas relações com a sociedade. Diante desse quadro, o principal objetivo do trabalho consistiu em desenvolver uma escala de medida para objetivos educacionais afetivos no ensino de ciências nos níveis médio e pós-médio. a partir de estudos clássicos na área - como a gama de objetivos descritos por klopfer (1971) segundo a taxionomia de objetivos educacionais para o domínio afetivo de bloom e colaboradores (1964) -, mas tomando também como referência o texto de obras e documentos mais recentes - tais como astolfi & develay (1989), carvalho & gil-pérez (1992) e menezes (1996) -, organizou-se um banco de afirmativas (296 formulações) sobre o papel social e educativo da ciência, seu reconhecimento como forma autêntica de pensamento, as relações entre progresso técnico e o desenvolvimento econômico, as implicações éticas do avanço científico, entre outros aspectos. Seguindo orientações constantes da literatura de tecnologia de testes e medidas educacionais, chegou-se a um modelo de pré-teste e posteriormente ao modelo definitivo da escala (22 itens tipo "likert"). a escala assim construída foi aplicada com estudantes de períodos adiantados do ensino médio e pós-médio de duas escolas-modelo de formação técnica, científica e tecnológica em nosso estado: o centro de ensino tecnológico (centec) em limoeiro do norte e o centro federal de educação tecnológica (cefet) em fortaleza. a análise dos resultados compreendeu as seguintes etapas: estudo da escala nas duas aplicações (fidedignidade, sensibilidade e validade); sumário estatístico (frequência, média e variabilidade); e análise fatorial da variação dos escores. para tanto, utilizaram-se os instrumentos e métodos oferecidos pelo software "statistical package for social sciences" (spss), versão 7.5. as conclusões indicam uma atitude favorável dos sujeitos com relação às atividades científicas, independente das variáveis "instituição escolar", "curso", "idade" e "sexo". Apesar das variações na intensidade da atitude em questão e a partir do estudo semântico dos itens da escala - bem como dos dados da análise fatorial -, identificaram-se diferentes "compreensões" em torno do valor atribuído às atividades científicas e tecnológicas. os tipos de compreensão encontrados representam hipóteses explicativas para a variação conjunta de alguns grupos de itens, e refletem níveis distintos de informação e aprendizado.
Palavras Chave
natureza da Ciência, objetivos educacionais, afetividade
natureza da Ciência, objetivos educacionais, afetividade
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno