Abordagens de Inclusão Digital: análise da produção acadêmica sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências (2004-2006).

Título
Abordagens de Inclusão Digital: análise da produção acadêmica sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências (2004-2006).
Educação em Ciências e Saúde
Autor
Monica Norris Ribeiro
Orientação
Mirian Struchiner
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Considerando a importância atual de se discutir a questão da inclusão digital como promotora de inclusão social, essa dissertação pretende contribuir para avaliar os conceitos e abordagem de Inclusão Digital na produção acadêmica do Ensino de Ciências. Nós analisamos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais de ensino de Ciências e Matemática no período de 2004-2005. O critério para seleção dos estudos partir do Portal CAPES foi: (1) o contexto do estudo poderia ser Educação Básica ou Média, e (2) estudo poderia relatar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação, especialmente Internet no processo de ensino-aprendizagem. O aporte teórico para o estudo sobre inclusão digital foi baseado nos estudos (Keniston (2003); Corgozinho (2003); King (1998); Pacheco (2006); Norris (2001); Ba(2001); Cruz (2004); Ryder (2005); Resnick (2001); Warschauer (2002, 2003); Sil Silveira(2003), Pinkett (2001). Os artigos de pesquisa foram analisados de acordo com as abordagens de inclusão digital em diferentes aspectos a partir de suas visões de inclusão digital e a literatura em educação tais como: (1) familiaridade no uso de tecnologia; (2) modelos de acesso à tecnologia; (3) papel da tecnologia; e (4) impacto ou benefício pelo uso de TICs. Baseado nos resultados, nossa principal conclusão foi que estes aspectos de inclusão digital não foram ainda considerados na produção acadêmica sobre o uso de TICs no Ensino de Ciências. Nós sugerimos que as abordagens de Ciência Tecnologia e Sociedade poderiam servir como uma orientação para estes experimentos educacionais utilizando tecnologia.
Palavras Chave
alfabetização científica e tecnológica;ensino de ciências

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos