Processo de construção-reconstrução de saberes de professores polivalentes no ensino de Ciências
Título
Processo de construção-reconstrução de saberes de professores polivalentes no ensino de Ciências
Processo de construção-reconstrução de saberes de professores polivalentes no ensino de Ciências
Educação
Autor
Raimunda Porfirio Ribeiro
Raimunda Porfirio Ribeiro
Orientação
Isauro Beltran Nunez
Isauro Beltran Nunez
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Natal/RN
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Com base em referências teórico-empíricas sobre a formação e profissionalização docente, organizou-se este trabalho orientado ao estudo dos processos de construção de saberes acerca da utilização do procedimento de identificação na apropriação de conceitos, no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Considerando três tipos de saberes: disciplinares; curriculares e profissionais utilizaram-se a reflexão da ação num processo metacognitivo da construção/reconstrução desses saberes, como estratégia formativa. A partir do trabalho formativo desenvolvido numa escola pública de Natal com duas professoras polivalentes, buscamos através da observação da prática; das entrevistas (explicitando a prática através de argumentos) e da análise dos planos de aulas, referentes a três temas de Ciências (solo, água, solo) elementos que desencadearam o processo de reflexão, com base nas dificuldades encontradas, que funcionavam como obstáculos à construção desses saberes. A evolução na construção dos novos saberes foi diagnosticada mediante as mudanças dos argumentos (tipos de conhecimentos das professoras) no momento da reflexão e na própria prática após a reflexão. Como resultados da pesquisa foi possível se constatar uma prática espontânea, não consciente, das professoras no trabalho com o procedimento de identificação na formação dos conceitos de Ciências, no ensino fundamental. Essa prática evoluiu para uma práxis, caracterizada por novos saberes explícitos das docentes, que possibilitou organizar novas atividades para o trabalho com esse procedimento, contribuindo para profissionalização dessas professoras. Revelaram-se também as dificuldades que permearam um trabalho desta natureza, pelos diversos obstáculos didáticos e epistemológicos presentes na prática das professoras advindos de sua formação e do contexto do agir profissional.
Com base em referências teórico-empíricas sobre a formação e profissionalização docente, organizou-se este trabalho orientado ao estudo dos processos de construção de saberes acerca da utilização do procedimento de identificação na apropriação de conceitos, no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Considerando três tipos de saberes: disciplinares; curriculares e profissionais utilizaram-se a reflexão da ação num processo metacognitivo da construção/reconstrução desses saberes, como estratégia formativa. A partir do trabalho formativo desenvolvido numa escola pública de Natal com duas professoras polivalentes, buscamos através da observação da prática; das entrevistas (explicitando a prática através de argumentos) e da análise dos planos de aulas, referentes a três temas de Ciências (solo, água, solo) elementos que desencadearam o processo de reflexão, com base nas dificuldades encontradas, que funcionavam como obstáculos à construção desses saberes. A evolução na construção dos novos saberes foi diagnosticada mediante as mudanças dos argumentos (tipos de conhecimentos das professoras) no momento da reflexão e na própria prática após a reflexão. Como resultados da pesquisa foi possível se constatar uma prática espontânea, não consciente, das professoras no trabalho com o procedimento de identificação na formação dos conceitos de Ciências, no ensino fundamental. Essa prática evoluiu para uma práxis, caracterizada por novos saberes explícitos das docentes, que possibilitou organizar novas atividades para o trabalho com esse procedimento, contribuindo para profissionalização dessas professoras. Revelaram-se também as dificuldades que permearam um trabalho desta natureza, pelos diversos obstáculos didáticos e epistemológicos presentes na prática das professoras advindos de sua formação e do contexto do agir profissional.
Palavras Chave
Professores; Séries Iniciais; Saberes Docentes; Prática Pedagógica
Professores; Séries Iniciais; Saberes Docentes; Prática Pedagógica
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor