O processo de aprendizagem de professores do ensino fundamental: apropriação da habilidade de planejar situações de ensino de conceito

Título
O processo de aprendizagem de professores do ensino fundamental: apropriação da habilidade de planejar situações de ensino de conceito
Autor
Raimunda Porfírio Ribeiro
Orientação
Isauro Beltran Nunez
Instituição
UFRN
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
2008
Cidade / UF
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta investigação tem como objeto de estudo, o processo de apropriação da habilidade de planejar situações de ensino para a definição de conceitos e identificação de objetos. O objetivo é estudar esse processo de apropriação pelos professores das séries iniciais do ensino fundamental, segundo a perspectiva histórico-cultural, de L.S. Vygotsky; a teoria da atividade, de A.N. Leontiev, e a teoria da assimilação por etapas mentais, de P. Ya Galperin. Esta pesquisa foi desenvolvida na área de Ciências Naturais, com 14 professores que cursavam Pedagogia Licenciatura Plena do PROBÁSICA da cidade de Ceará-Mirim (RN). Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN) na Base de Pesquisa de Formação de Professores, na linha de Formação e Profissionalização Docente. A metodologia foi instituída no contexto de ensino-aprendizagem docente e organizou-se em três etapas: o diagnóstico inicial com a análise do nível de desenvolvimento da habilidade dos professores para planejar situações de ensino ; o processo formativo com a orientação da aprendizagem, o controle e a avaliação do nível de desenvolvimento dessa habilidade ; e o diagnóstico final com a análise do nível de desenvolvimento dessa habilidade alcançado no final da experiência. Os instrumentos utilizados foram: um questionário para a caracterização dos sujeitos da pesquisa ; os planos de ensino dos professores; e o diário de aula no qual se registrava o que acontecia em cada orientação e em cada realização do processo de aprendizagem docente. Os resultados foram analisados por etapas: no diagnóstico, foram revelados os níveis iniciais de desenvolvimento da habilidade dos professores, que apresentavam um grau de espontaneidade no planejamento de ensino dos conceitos; No processo de ensino-aprendizagem, foram registradas as dificuldades dos professores para planejar situações de ensino, mas também foi evidenciada a potencialidade destes para alcançar um novo nível de desenvolvimento da habilidade em estudo. Para a análise do nível inicial e do processo de apropriação (formação e desenvolvimento) das habilidades dos professores para planejar situações de ensino com a definição de conceitos e com a identificação de objetos, foram utilizados os seguintes critérios: o domínio dos conceitos incluídos no planejamento, o domínio dos procedimentos iniciais do pensamento lógico e das categorias do planejamento (objetivos, conteúdos, estratégias de ensino, controle e avaliação). Em cada etapa, foram surgindo obstáculos e também fatores que revelavam a possibilidade de os professores apropriarem-se da habilidade de planejar desenvolver ações de planejamento com grau satisfatório de generalização, de consciência e de independência.
Palavras Chave
ensino-aprendizagem, conceitos, saberes, habilidade.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores