Uma análise exploratória do potencial das narrativas de episódios como recurso para o ensino de Física
Título
Uma análise exploratória do potencial das narrativas de episódios como recurso para o ensino de Física
Uma análise exploratória do potencial das narrativas de episódios como recurso para o ensino de Física
Autor
Ruth Ribeiro
Ruth Ribeiro
Orientação
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Nesta dissertação discute-se o potencial das narrativas de episódios como recurso para o ensino e a aprendizagem de Ciências. Através de análises de textos didáticos e de recontagens de textos narrativos por alunos, argumentamos que as narrativas podem desempenhar importante papel na construção de imagens sobre a Ciência e sobre a atividade científica. Nossas análises consideraram uma visão ampliada da narrativa como elemento estruturador do pensamento e disseminador da cultura científica e revelaram como estruturas específicas cumprem a função de esclarecer e organizar idéias com o objetivo de discutir a viabilidade e as possibilidades de inclusão das narrativas como mais uma opção de recurso didático no ensino médio. Inicialmente foi realizado um levantamento e desenvolvida uma tipologia de textos que tratam de aspectos da História da Ciência, concentrando nosso estudo na análise de quatro versões da história da solução dada por Arquimedes ao problema da Coroa do Rei Hierão. Realizamos também um estudo no qual estudantes do ensino médio recontavam uma das versões desta história. Nosso estudo revelou que as narrativas de episódios são pouco freqüentes e sub-aproveitadas nos textos didáticos contendo, na maioria dos casos, apenas informação factual sem vínculos fortes com o conteúdo do texto principal. A partir de um modelo de análise adaptado da sociolingüística discutimos a estrutura e a função de elementos constitutivos do gênero narrativo estabelecendo como estes elementos permitem a contextualização necessária à interpretação da história para fins didáticos. A análise das recontagens da história comparou tópicos presentes no original e nos textos elaborados pelos alunos, mostrando como as narrativas podem permitir e dar sustentação a discussões de aspectos relacionados à natureza da Ciência tais como: papel do cientista, perfil do cientista, uso do pensamento analógico e a Ciência como atividade que exige imaginação.
Nesta dissertação discute-se o potencial das narrativas de episódios como recurso para o ensino e a aprendizagem de Ciências. Através de análises de textos didáticos e de recontagens de textos narrativos por alunos, argumentamos que as narrativas podem desempenhar importante papel na construção de imagens sobre a Ciência e sobre a atividade científica. Nossas análises consideraram uma visão ampliada da narrativa como elemento estruturador do pensamento e disseminador da cultura científica e revelaram como estruturas específicas cumprem a função de esclarecer e organizar idéias com o objetivo de discutir a viabilidade e as possibilidades de inclusão das narrativas como mais uma opção de recurso didático no ensino médio. Inicialmente foi realizado um levantamento e desenvolvida uma tipologia de textos que tratam de aspectos da História da Ciência, concentrando nosso estudo na análise de quatro versões da história da solução dada por Arquimedes ao problema da Coroa do Rei Hierão. Realizamos também um estudo no qual estudantes do ensino médio recontavam uma das versões desta história. Nosso estudo revelou que as narrativas de episódios são pouco freqüentes e sub-aproveitadas nos textos didáticos contendo, na maioria dos casos, apenas informação factual sem vínculos fortes com o conteúdo do texto principal. A partir de um modelo de análise adaptado da sociolingüística discutimos a estrutura e a função de elementos constitutivos do gênero narrativo estabelecendo como estes elementos permitem a contextualização necessária à interpretação da história para fins didáticos. A análise das recontagens da história comparou tópicos presentes no original e nos textos elaborados pelos alunos, mostrando como as narrativas podem permitir e dar sustentação a discussões de aspectos relacionados à natureza da Ciência tais como: papel do cientista, perfil do cientista, uso do pensamento analógico e a Ciência como atividade que exige imaginação.
Palavras Chave
natureza da Ciência, História da Ciência, narrativas
natureza da Ciência, História da Ciência, narrativas
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
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