O litoral como tema de investigação no Ensino Médio e o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais: uma proposta curricular.

Título
O litoral como tema de investigação no Ensino Médio e o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais: uma proposta curricular.
Oceanografia
Autor
Miguel Angelo Thompson Rios
Orientação
Carmen Lúcia Del Bianco Rossi Wongtschowski
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto Oceanográfico
Ano
2004
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A tradição disciplinar da educação no ensino médio impõe aos profissionais desse nível de ensino uma grande dificuldade para desenvolver projetos integrados. No presente trabalho, investigações em ambientes costeiros são apresentadas como alternativa para a integração de conhecimento e de contextualização de conceitos e procedimentos comumente trabalhados de maneira isolada nos programas curriculares. A partir do método de investigação, dividido em sete fases ao longo de um semestre, estudantes de 1º ano do ensino médio elaboraram pesquisas escolares que enfocaram problemas ambientais de ecossistemas costeiros. Os resultados indicam que a proposta é apropriada para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, apresentados em uma estrutura menos hierarquizada e mais significativa, a partir de um rol mínimo de conceitos denominados Núcleo Duro, composto por parâmetros físico-químicos e biológicos, além da possibilidade do desenvolvimento de conceitos escolhidos pelos próprios estudantes, denominado Núcleo Flexível, relacionado com questões socioambientais. A proposta curricular também estimulou o desenvolvimento de habilidades de investigação e reflexão sobre as atitudes dos estudantes em relação aos colegas, à ciência e ao ambiente.
Palavras Chave
Ambientes Costeiros; Pedagogia de Projetos; Ensino por Investigação; Problemas Ambientais; Interdisciplinaridade.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método