Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula.
Título
Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula.
Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula.
Autor
Lúcia Helena Sasseron Roberto
Lúcia Helena Sasseron Roberto
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
As páginas que se seguem contêm um estudo de caso qualitativo planejado e realizado para compreender quais os pressupostos, as características e as evidências da Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. Os dados do estudo foram coletados em uma sala de aula do quarto ano (alunos com idades entre 8 e 9 anos) de uma escola pública estadual da cidade de São Paulo. São dados da pesquisa as aulas gravadas integralmente em vídeo e os trabalhos escritos e/ou desenhados produzidos pelos alunos, além de todo o material didático a eles fornecido durante as aulas. Iniciamos nossa pesquisa pela revisão sobre o tema “Alfabetização Científica” nas literaturas nacional e internacional sobre Didática das Ciências por meio da qual encontramos informações que nos permitiram propor os eixos estruturantes da Alfabetização Científica. Estes eixos são considerados em nossa pesquisa para a análise das atividades que compõem uma seqüência didática envolvendo discussões em que um mesmo tema é discutido levando em conta os conhecimentos científicos e às tecnologias a ele associadas e os impactos destes saberes e empreendimentos para a sociedade e o ambiente. O estudo da bibliografia específica da área também nos levou à proposição de indicadores da Alfabetização Científica: habilidades de ação e investigação que julgamos necessárias de serem usadas quando se pretende construir conhecimento sobre um tema qualquer. Os indicadores são vitais para a análise que realizamos pois podem nos fornecer evidências de se a Alfabetização Científica está em processo entre os alunos do Ensino Fundamental observados em nossa pesquisa. Após a análise da seqüência didática, das argumentações orais e dos trabalhos escritos e/ou desenhados feitos pelos alunos, encontramos evidências bastante substanciais de que a Alfabetização Científica está em processo para grande parte dos alunos da turma estudada.
As páginas que se seguem contêm um estudo de caso qualitativo planejado e realizado para compreender quais os pressupostos, as características e as evidências da Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. Os dados do estudo foram coletados em uma sala de aula do quarto ano (alunos com idades entre 8 e 9 anos) de uma escola pública estadual da cidade de São Paulo. São dados da pesquisa as aulas gravadas integralmente em vídeo e os trabalhos escritos e/ou desenhados produzidos pelos alunos, além de todo o material didático a eles fornecido durante as aulas. Iniciamos nossa pesquisa pela revisão sobre o tema “Alfabetização Científica” nas literaturas nacional e internacional sobre Didática das Ciências por meio da qual encontramos informações que nos permitiram propor os eixos estruturantes da Alfabetização Científica. Estes eixos são considerados em nossa pesquisa para a análise das atividades que compõem uma seqüência didática envolvendo discussões em que um mesmo tema é discutido levando em conta os conhecimentos científicos e às tecnologias a ele associadas e os impactos destes saberes e empreendimentos para a sociedade e o ambiente. O estudo da bibliografia específica da área também nos levou à proposição de indicadores da Alfabetização Científica: habilidades de ação e investigação que julgamos necessárias de serem usadas quando se pretende construir conhecimento sobre um tema qualquer. Os indicadores são vitais para a análise que realizamos pois podem nos fornecer evidências de se a Alfabetização Científica está em processo entre os alunos do Ensino Fundamental observados em nossa pesquisa. Após a análise da seqüência didática, das argumentações orais e dos trabalhos escritos e/ou desenhados feitos pelos alunos, encontramos evidências bastante substanciais de que a Alfabetização Científica está em processo para grande parte dos alunos da turma estudada.
Palavras Chave
Alfabetização Científica; Ensino Fundamental; Ensino-Investigação; Sala
Alfabetização Científica; Ensino Fundamental; Ensino-Investigação; Sala
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método