Aulas de ciências na escola indígena

Título
Aulas de ciências na escola indígena
Ensino De Ciências (Modalidades Física, Química E Biologia)
Autor
Lúcia Helena Sasseron Roberto
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Esta dissertação é um estudo de caso que busca analisar algumas aulas específicas de Ciências de uma escola indígena com o objetivo de identificar quando e como a cultura do aluno pode influenciar seu trabalho na resolução de um problema. Apoiadas na experiência vivida durante o Curso de Formação de Professor Indígena pra o ciclo I do Ensino Fundamental (também chamado de MagIND), aplicamos, com alunos da Escola Estadual Indígena Tupi Guarani Ywy Pyaú, de Peruibe, estado de São Paulo, algumas atividades de conhecimento físico a fim de encontrar evidências que demonstrem o aparecimento de influências culturais durante a inverstigação em busca da solução do problema proposto. Além disso, nos preocupamos também em encontrar elementos que indicassem a plausibilidade da aplicação de tal proposta em aulas ocorridas em um contexto intercultural. Ao fim, percebemos que os fatos apontam para a existência de influências culturais advindas das duas sociedades envolvidas nas aulas de Ciências e reforçam nossas hipóteses iniciais sobre a necessidadede propostas abertas e não-diretivas para o seu ensino no contexto intercultural.
Palavras Chave
escola indígena, resolução de problemas, contexto intercultural

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno