O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências.

Título
O potencial didático dos textos de divulgação científica segundo professores de ciências.
Autor
Marcelo Borges Rocha
Orientação
Isabel Gomes Rodrigues Martins
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2003
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Nesta pesquisa investigamos aspectos da contribuição do uso de textos de divulgação científica em situações de ensino em sala de aula. A investigação foi realizada junto a oito professores de ciências dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental que atuam em escolas públicas e particulares na cidade do Rio de Janeiro e que faziam uso destes materiais em suas aulas. Desta forma, identificamos e analisamos uma prática valorizada pelos próprios professores procurando avançar nosso entendimento das suas motivações e aprender com suas experiências. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas distintas A primeira envolveu o levantamento e a exploração de aspectos gerais do uso didático de textos de divulgação e critérios utilizados pelos professores para seleção dos materiais. A segunda discutiu casos de experiências de uso de textos específicos de textos pelos professores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas, gravadas em áudio e posteriormente transcritas para realização de uma análise de conteúdo. Os professores apontaram que a leitura de textos de divulgação científica é importante no sentido de contribuir para a formação do aluno, aumentando seu vocabulário e seus conhecimentos. Destacaram ainda, que o trabalho com esses textos enriquece a aula, na medida que possibilita a troca de idéias entre professor e alunos e proporciona a discussão acerca de questões sociais relacionadas ao conhecimento científico. Além desse potencial, os professores percebem a utilização dos textos de divulgação no sentido de favorecer a atualização pedagógica dos professores, explorando assim, novas metodologias de trabalho.
Palavras Chave
divulgação científica; professores de ciências; recursos didáticos.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos