Pequenos Cientistas - Grandes Cidadãos: considerações sobre um programa de atendimento escolar no museu de ciências.

Título
Pequenos Cientistas - Grandes Cidadãos: considerações sobre um programa de atendimento escolar no museu de ciências.
Tecnologia
Autor
Marcos Rocha
Orientação
Nilson Marcos Dias Garcia
Instituição
UTFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este estudo teve como objetivo primordial a investigação de um programa de atendimento escolar de 1ª a 4ª series do Ensino Fundamental no interior do Museu de Ciências “Parque Newton Freire Maia” (PNFM), intitulado “Pequenos Cientistas – Grandes Cidadãos” (PCGC). O Museu de Ciências PNFM localiza-se na região metropolitana de Curitiba, no município de Pinhais, e esta atualmente sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Esta investigação parte de minha experiência profissional como coordenador geral do Programa, de 2004 a 2007, acrescentando-se uma pesquisa qualitativa através de levantamento de dados provindos de profissionais da educação que visitam o museu, sob a orientação do PCGC, bem como dos monitores, profissionais do PNFM, envolvidos no Programa. O pano de fundo teórico sustenta-se no conceito de alfabetização cientifica ampliada, bem como nos conceitos de educação informal e aprendizagem em museus e centros de ciência e tecnologia. Ainda como embasamento teórico são abordados, historicamente, os conceitos de ciência e tecnologia, assim como e apresentado um histórico da evolução dos museus de ciência, suas especificidades e influencias ideológicas. Também são tratados, neste texto, os saberes científicos, escolares e museográficos, assim como a transposição didática e museográfica e a mediação didática, inerentes às atividades do programa, que se apóia metodologicamente no trabalho com projetos. Os resultados da investigação revelaram ações que se diferenciam desde a recepção dos estudantes no Museu de Ciências, com uma metodologia que aproxima a pratica escolar da pratica museal, revelando, porem, algumas ressalvas no que concerne à alfabetização cientifica e tecnológica ampliada dos envolvidos. As analises também mostraram a necessidade de discussão em torno da pratica do PCGC que aprofunde o dialogo entre estudantes, professores e mediadores, no sentido da reflexão mais atenta a respeito dos conceitos de ciência e tecnologia vivenciados no museu PNFM, de forma a que se caminhe mais em direção a ACT ampliada, no âmbito de um Programa que já se mostra eficiente na abordagem de conceitos de saberes científicos e tecnológicos.
Palavras Chave
tecnologia, museu de ciências, educação informal, divulgação científica, alfabetização científica, ensino não formal.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar