Pequenos Cientistas - Grandes Cidadãos: considerações sobre um programa de atendimento escolar no museu de ciências.
Título
Pequenos Cientistas - Grandes Cidadãos: considerações sobre um programa de atendimento escolar no museu de ciências.
Pequenos Cientistas - Grandes Cidadãos: considerações sobre um programa de atendimento escolar no museu de ciências.
Tecnologia
Autor
Marcos Rocha
Marcos Rocha
Orientação
Nilson Marcos Dias Garcia
Nilson Marcos Dias Garcia
Instituição
UTFPR
UTFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Curitiba/PR
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo teve como objetivo primordial a investigação de um programa de atendimento escolar de 1ª a 4ª series do Ensino Fundamental no interior do Museu de Ciências “Parque Newton Freire Maia” (PNFM), intitulado “Pequenos Cientistas – Grandes Cidadãos” (PCGC). O Museu de Ciências PNFM localiza-se na região metropolitana de Curitiba, no município de Pinhais, e esta atualmente sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Esta investigação parte de minha experiência profissional como coordenador geral do Programa, de 2004 a 2007, acrescentando-se uma pesquisa qualitativa através de levantamento de dados provindos de profissionais da educação que visitam o museu, sob a orientação do PCGC, bem como dos monitores, profissionais do PNFM, envolvidos no Programa. O pano de fundo teórico sustenta-se no conceito de alfabetização cientifica ampliada, bem como nos conceitos de educação informal e aprendizagem em museus e centros de ciência e tecnologia. Ainda como embasamento teórico são abordados, historicamente, os conceitos de ciência e tecnologia, assim como e apresentado um histórico da evolução dos museus de ciência, suas especificidades e influencias ideológicas. Também são tratados, neste texto, os saberes científicos, escolares e museográficos, assim como a transposição didática e museográfica e a mediação didática, inerentes às atividades do programa, que se apóia metodologicamente no trabalho com projetos. Os resultados da investigação revelaram ações que se diferenciam desde a recepção dos estudantes no Museu de Ciências, com uma metodologia que aproxima a pratica escolar da pratica museal, revelando, porem, algumas ressalvas no que concerne à alfabetização cientifica e tecnológica ampliada dos envolvidos. As analises também mostraram a necessidade de discussão em torno da pratica do PCGC que aprofunde o dialogo entre estudantes, professores e mediadores, no sentido da reflexão mais atenta a respeito dos conceitos de ciência e tecnologia vivenciados no museu PNFM, de forma a que se caminhe mais em direção a ACT ampliada, no âmbito de um Programa que já se mostra eficiente na abordagem de conceitos de saberes científicos e tecnológicos.
Este estudo teve como objetivo primordial a investigação de um programa de atendimento escolar de 1ª a 4ª series do Ensino Fundamental no interior do Museu de Ciências “Parque Newton Freire Maia” (PNFM), intitulado “Pequenos Cientistas – Grandes Cidadãos” (PCGC). O Museu de Ciências PNFM localiza-se na região metropolitana de Curitiba, no município de Pinhais, e esta atualmente sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Esta investigação parte de minha experiência profissional como coordenador geral do Programa, de 2004 a 2007, acrescentando-se uma pesquisa qualitativa através de levantamento de dados provindos de profissionais da educação que visitam o museu, sob a orientação do PCGC, bem como dos monitores, profissionais do PNFM, envolvidos no Programa. O pano de fundo teórico sustenta-se no conceito de alfabetização cientifica ampliada, bem como nos conceitos de educação informal e aprendizagem em museus e centros de ciência e tecnologia. Ainda como embasamento teórico são abordados, historicamente, os conceitos de ciência e tecnologia, assim como e apresentado um histórico da evolução dos museus de ciência, suas especificidades e influencias ideológicas. Também são tratados, neste texto, os saberes científicos, escolares e museográficos, assim como a transposição didática e museográfica e a mediação didática, inerentes às atividades do programa, que se apóia metodologicamente no trabalho com projetos. Os resultados da investigação revelaram ações que se diferenciam desde a recepção dos estudantes no Museu de Ciências, com uma metodologia que aproxima a pratica escolar da pratica museal, revelando, porem, algumas ressalvas no que concerne à alfabetização cientifica e tecnológica ampliada dos envolvidos. As analises também mostraram a necessidade de discussão em torno da pratica do PCGC que aprofunde o dialogo entre estudantes, professores e mediadores, no sentido da reflexão mais atenta a respeito dos conceitos de ciência e tecnologia vivenciados no museu PNFM, de forma a que se caminhe mais em direção a ACT ampliada, no âmbito de um Programa que já se mostra eficiente na abordagem de conceitos de saberes científicos e tecnológicos.
Palavras Chave
tecnologia, museu de ciências, educação informal, divulgação científica, alfabetização científica, ensino não formal.
tecnologia, museu de ciências, educação informal, divulgação científica, alfabetização científica, ensino não formal.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar