A Escola e os Espaços Não-Formais: possibilidades para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Título
A Escola e os Espaços Não-Formais: possibilidades para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Ensino de Ciências na Amazônia.
Autor
Sonia Claudia Barroso da Rocha
Orientação
Augusto Fachín Terán
Instituição
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Considerando que escolas e espaços não-formais têm entre seus objetivos possibilitar às pessoas a aquisição do conhecimento científico, esse trabalho teve por objetivo avaliar se experiências de visitas em espaços não-formais podem configurar-se como uma estratégia de melhoria do Ensino de Ciências, e se essa avaliação possibilitaria a elaboração de recursos didáticos que facilitem a utilização desses espaços pelos professores e estudantes das escolas públicas. Para tanto, traçou-se um percurso metodológico caracterizado pela abordagem mista, uma vez que, trabalhou-se com dados quantitativos e qualitativos, construídos a partir das técnicas de: análise documental, observação (naturalista e participante), entrevista semi-estruturada e aplicação de questionários. Tal percurso metodológico possibilitou avaliar que as visitas aos espaços não-formais, da forma como têm sido realizadas pelas escolas da rede municipal, não se constituem como estratégia para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, porque não são realizadas com esse objetivo. Porém, quando as visitas são intencionalmente pensadas para ensinar ciências usando os recursos disponíveis no espaço não-formal, e são bem planejadas, considerando a preparação dos estudantes, a realização da visita e seu encerramento com a sistematização do conhecimento construído pelos estudantes, a visita possibilita maior aprendizagem dos conteúdos conceituais de Ciências Naturais e motivam novas aprendizagens, despertando maior interesse dos estudantes pela ciência. Além disso as atividades desenvolvidas em um espaço não-formal com ambiente natural pode possibilitar a formação de valores de proteção ao meio ambiente. Desse modo, acredita-se que esse trabalho contribui para: 1) ampliar o conhecimento construído na área do Ensino de Ciências e 2) ressignificar o uso dos espaços não-formais de Manaus para ensinar ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Palavras Chave
Espaços formais; Espaços não-formais; Ensino de Ciências

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar