Redimensionando a Noção de Aprendizagem nas Relações Entre Perfil Conceitual e Abordagem Sócio-cultural-histórica

Título
Redimensionando a Noção de Aprendizagem nas Relações Entre Perfil Conceitual e Abordagem Sócio-cultural-histórica
Autor
Andre Machado Rodrigues
Orientação
Cristiano Rodrigues de Mattos
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Nesta dissertação apresentamos um estudo teórico que visa, a partir de uma perspectiva sócio-cultural-histórica, rever o modelo cognitivo de perfil conceitual inserindo em sua estrutura a noção de contexto. Para realizar esta conciliação teórica entre perfil conceitual e contexto, nos utilizamos da teoria da atividade e dos ferramentais teóricos que ela dispõe para entender o uso e a formação de conceitos. A teoria criada por Vigotski e posteriormente desenvolvida por Leontiev e Engeström somada a princípios de sistemas complexos, nos ajudarão na busca por uma compreensão mais ampla do processo de ensino-aprendizagem. Como indício empírico, utilizamos um questionário aplicado a estudantes do ensino médio em que eram perguntados em diferentes disciplinas sobre o conceito de energia. Este questionário tem por intenção indicar a dependência entre o conceito e as diversas disciplinas, em outras palavras, entre o perfil conceitual e os diversos micro-contextos, fornecendo elementos para repensar as questões metodológicas que envolvem a medição e construção tanto do perfil conceitual, quanto do contexto. Outro indício empírico que utilizamos foi a gravação em vídeo de uma aula de física, em que a análise possibilitou evidenciar os processos dinâmicos da atividade, o papel da negociação e suas relações com o contexto. Neste sentido, tornamos intrínseco ao processo de ensino-aprendizagem uma dinâmica peculiar que alterna entre a internalização de conceitos e a tomada de consciência dos mesmos. Esta dinâmica foi caracterizada em três níveis qualitativamente distintos: primeira ordem de aprendizagem; segunda ordem de aprendizagem e terceira ordem de aprendizagem. Estes três níveis funcionam como marcadores da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e podem ser ferramentas de avaliação do desenvolvimento da atividade e norteador das ações pedagógicas.
Palavras Chave
Perfil conceitual, Contexto, Teoria da Atividade

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método