Biotecnologia e Saúde: representações sociais de professores de Biologia.
Título
Biotecnologia e Saúde: representações sociais de professores de Biologia.
Biotecnologia e Saúde: representações sociais de professores de Biologia.
Autor
Elizabeth Reymi Rodrigues
Elizabeth Reymi Rodrigues
Orientação
Moacir Wuo
Moacir Wuo
Instituição
UMC
UMC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Mogi das Cruzes/SP
Mogi das Cruzes/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Os acontecimentos ocorridos nos últimos anos pelo mundo globalizado, foram marcados por mudanças no âmbito social, político, econômico e principalmente pelo tecnológico. O progresso na área da ciência tem levado as Organizações Institucionais, Educacionais e Sociais a se adaptarem a este contexto. O presente estudo teve como objetivo explorar e analisar as Representações Sociais de professores de Biologia do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de São Paulo sobre a Biotecnologia com enfoque na Biotecnologia em Saúde. Foi elaborado um questionário constituído por questões abertas e 10 questões fechadas, versando sobre o perfil dos professores em sua formação e atuação profissional, sobre suas Representações Sociais quanto ao entendimento da Biotecnologia e suas aplicações, como de seu conhecimento e compreensão dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Utilizou-se o teste do qui-quadrado para as análises estatísticas, considerando p0,05 para significância. Dentre os resultados, pode-se destacar que não há Representação Social definida entre os professores sobre a Biotecnologia, há divergências e contradições quanto à compreensão dos processos que envolvem a Biotecnologia como de seus produtos e aplicações em Saúde. Verifica-se que a maior restrição quando à Biotecnologia é aplicada nos seres humanos, seguida dos alimentos e medicações, porém há indecisão quando se refere ao consumo por alimentos vacina. As conclusões remetem a ausência ou divergência na compreensão de técnicas e aplicações da Biotecnologia, a falta de informação, por divulgação-científica elaborada pelo meio científico acessível aos professores, bem como a pouca discussão e estudos sobre a história da ciência e das diretrizes educacionais nacionais na sua atuação profissional.
Os acontecimentos ocorridos nos últimos anos pelo mundo globalizado, foram marcados por mudanças no âmbito social, político, econômico e principalmente pelo tecnológico. O progresso na área da ciência tem levado as Organizações Institucionais, Educacionais e Sociais a se adaptarem a este contexto. O presente estudo teve como objetivo explorar e analisar as Representações Sociais de professores de Biologia do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de São Paulo sobre a Biotecnologia com enfoque na Biotecnologia em Saúde. Foi elaborado um questionário constituído por questões abertas e 10 questões fechadas, versando sobre o perfil dos professores em sua formação e atuação profissional, sobre suas Representações Sociais quanto ao entendimento da Biotecnologia e suas aplicações, como de seu conhecimento e compreensão dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Utilizou-se o teste do qui-quadrado para as análises estatísticas, considerando p0,05 para significância. Dentre os resultados, pode-se destacar que não há Representação Social definida entre os professores sobre a Biotecnologia, há divergências e contradições quanto à compreensão dos processos que envolvem a Biotecnologia como de seus produtos e aplicações em Saúde. Verifica-se que a maior restrição quando à Biotecnologia é aplicada nos seres humanos, seguida dos alimentos e medicações, porém há indecisão quando se refere ao consumo por alimentos vacina. As conclusões remetem a ausência ou divergência na compreensão de técnicas e aplicações da Biotecnologia, a falta de informação, por divulgação-científica elaborada pelo meio científico acessível aos professores, bem como a pouca discussão e estudos sobre a história da ciência e das diretrizes educacionais nacionais na sua atuação profissional.
Palavras Chave
representação social, biotecnologia.
representação social, biotecnologia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor