Biotecnologia e Saúde: representações sociais de professores de Biologia.

Título
Biotecnologia e Saúde: representações sociais de professores de Biologia.
Autor
Elizabeth Reymi Rodrigues
Orientação
Moacir Wuo
Instituição
UMC
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2006
Cidade / UF
Mogi das Cruzes/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Os acontecimentos ocorridos nos últimos anos pelo mundo globalizado, foram marcados por mudanças no âmbito social, político, econômico e principalmente pelo tecnológico. O progresso na área da ciência tem levado as Organizações Institucionais, Educacionais e Sociais a se adaptarem a este contexto. O presente estudo teve como objetivo explorar e analisar as Representações Sociais de professores de Biologia do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de São Paulo sobre a Biotecnologia com enfoque na Biotecnologia em Saúde. Foi elaborado um questionário constituído por questões abertas e 10 questões fechadas, versando sobre o perfil dos professores em sua formação e atuação profissional, sobre suas Representações Sociais quanto ao entendimento da Biotecnologia e suas aplicações, como de seu conhecimento e compreensão dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Utilizou-se o teste do qui-quadrado para as análises estatísticas, considerando p0,05 para significância. Dentre os resultados, pode-se destacar que não há Representação Social definida entre os professores sobre a Biotecnologia, há divergências e contradições quanto à compreensão dos processos que envolvem a Biotecnologia como de seus produtos e aplicações em Saúde. Verifica-se que a maior restrição quando à Biotecnologia é aplicada nos seres humanos, seguida dos alimentos e medicações, porém há indecisão quando se refere ao consumo por alimentos vacina. As conclusões remetem a ausência ou divergência na compreensão de técnicas e aplicações da Biotecnologia, a falta de informação, por divulgação-científica elaborada pelo meio científico acessível aos professores, bem como a pouca discussão e estudos sobre a história da ciência e das diretrizes educacionais nacionais na sua atuação profissional.
Palavras Chave
representação social, biotecnologia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor