Avaliação da aprendizagem no curso à distância de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Pernambuco.
Título
Avaliação da aprendizagem no curso à distância de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Pernambuco.
Avaliação da aprendizagem no curso à distância de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Pernambuco.
Autor
Evanize Custódio Rodrigues
Evanize Custódio Rodrigues
Orientação
Luiz Gonzaga Pontes Pessoa
Luiz Gonzaga Pontes Pessoa
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Natal/RN
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Avaliação da aprendizagem no curso a distância de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual de Pernambuco Resumo: A educação a distância na sociedade contemporânea vem se expandido, sobretudo na oferta de cursos de formação inicial docente. Ao lado das possibilidades, há necessidade de refletir criticamente sobre a decisão governamental de financiar e até incentivar o ensino a distância como uma maneira mais econômica de atingir o máximo da população em tempo e espaço diversos, almejando com isso o preenchimento de lacunas na educação escolar brasileira. A pesquisa foi realizada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE), a partir do contexto do Polo de Apoio Presencial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na cidade de Campina Grande. Neste estudo nos propomos a analisar a prática avaliativa e os instrumentos de avaliação disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), utilizados pelos professores formadores na avaliação da aprendizagem dos conteúdos oferecidos pelo curso em referência. A importância dessa discussão é refletir sobre os resultados do ensino a distância na formação inicial docente. Perceber as possibilidades e limitações dos recursos tecnológicos disponíveis ao processo educativo, e em especial a prática avaliativa, é primordial para compreendermos quais os conteúdos de aprendizagem podem ser explorados pelos docentes e qual a relação dialógica que se firma entre professor, tutor e aluno em prol do desenvolvimento da aprendizagem com vistas a uma ação educativa eficaz e significativa. A pesquisa qualitativa teve a abordagem teórico-metodológica voltada para o interacionismo simbólico. Reunimos informações através de documentos institucionais, ficha documental, questionário e entrevista semiestruturada. Para o tratamento e análise dos dados utilizamos o método da análise de conteúdo (Bardin, 1977). Como embasamento teórico apoiamo-nos entre outros autores, em Zabala (1998, 1999), Aretio (2002), Hoffmann (2003, 2005), Silva, M. (2003, 2006), Belloni (2006), Luckesi (2008), Silva, J. (2008), Vasconcelos (2008) e Domingos (2009). Ficou evidente a necessidade de refletir sobre o redimensionamento da prática educativa dos professores e tutores responsáveis pela formação acadêmica a distância, no que concerne à avaliação dos conteúdos de aprendizagem numa perspectiva autônoma e inovadora, identificando sua influência no desenvolvimento de valores imprescindíveis à consolidação de uma formação docente de qualidade. A avaliação numa abordagem mediadora é necessária para a realidade da sala de aula online pelo seu caráter de promover a melhoria da ação de quem ensina e de quem aprende numa perspectiva interativa, colaborativa e cooperativa visando uma práxis transformadora. Inseridos nessa formação, os licenciandos de Ciências Biológicas tornar-se-ão capazes de promover o desenvolvimento de capacidades, competências e habilidades necessárias à formação integral dos seus futuros alunos, garantindo o educar para a vida, perspectiva esta que inclui o conhecer, o saber fazer e o saber ser, um ser vivo com relações sustentáveis com todos os outros e com a natureza.
Avaliação da aprendizagem no curso a distância de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Estadual de Pernambuco Resumo: A educação a distância na sociedade contemporânea vem se expandido, sobretudo na oferta de cursos de formação inicial docente. Ao lado das possibilidades, há necessidade de refletir criticamente sobre a decisão governamental de financiar e até incentivar o ensino a distância como uma maneira mais econômica de atingir o máximo da população em tempo e espaço diversos, almejando com isso o preenchimento de lacunas na educação escolar brasileira. A pesquisa foi realizada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE), a partir do contexto do Polo de Apoio Presencial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na cidade de Campina Grande. Neste estudo nos propomos a analisar a prática avaliativa e os instrumentos de avaliação disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), utilizados pelos professores formadores na avaliação da aprendizagem dos conteúdos oferecidos pelo curso em referência. A importância dessa discussão é refletir sobre os resultados do ensino a distância na formação inicial docente. Perceber as possibilidades e limitações dos recursos tecnológicos disponíveis ao processo educativo, e em especial a prática avaliativa, é primordial para compreendermos quais os conteúdos de aprendizagem podem ser explorados pelos docentes e qual a relação dialógica que se firma entre professor, tutor e aluno em prol do desenvolvimento da aprendizagem com vistas a uma ação educativa eficaz e significativa. A pesquisa qualitativa teve a abordagem teórico-metodológica voltada para o interacionismo simbólico. Reunimos informações através de documentos institucionais, ficha documental, questionário e entrevista semiestruturada. Para o tratamento e análise dos dados utilizamos o método da análise de conteúdo (Bardin, 1977). Como embasamento teórico apoiamo-nos entre outros autores, em Zabala (1998, 1999), Aretio (2002), Hoffmann (2003, 2005), Silva, M. (2003, 2006), Belloni (2006), Luckesi (2008), Silva, J. (2008), Vasconcelos (2008) e Domingos (2009). Ficou evidente a necessidade de refletir sobre o redimensionamento da prática educativa dos professores e tutores responsáveis pela formação acadêmica a distância, no que concerne à avaliação dos conteúdos de aprendizagem numa perspectiva autônoma e inovadora, identificando sua influência no desenvolvimento de valores imprescindíveis à consolidação de uma formação docente de qualidade. A avaliação numa abordagem mediadora é necessária para a realidade da sala de aula online pelo seu caráter de promover a melhoria da ação de quem ensina e de quem aprende numa perspectiva interativa, colaborativa e cooperativa visando uma práxis transformadora. Inseridos nessa formação, os licenciandos de Ciências Biológicas tornar-se-ão capazes de promover o desenvolvimento de capacidades, competências e habilidades necessárias à formação integral dos seus futuros alunos, garantindo o educar para a vida, perspectiva esta que inclui o conhecer, o saber fazer e o saber ser, um ser vivo com relações sustentáveis com todos os outros e com a natureza.
Palavras Chave
Educação a distância, formação docente, ambiente virtual de aprendizagem.
Educação a distância, formação docente, ambiente virtual de aprendizagem.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores