Análise de artigos de divulgação científica veiculados pela revista superinteressante e textos de livros didáticos, sob a perspectiva da gramática sistêmico-funcional.

Título
Análise de artigos de divulgação científica veiculados pela revista superinteressante e textos de livros didáticos, sob a perspectiva da gramática sistêmico-funcional.
Autor
Gislene Benedita de Moraes Rodrigues
Orientação
Leila Barbara
Instituição
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Arte
Ano
2008
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa está inserida no Projeto DIRECT (em direção à linguagem do trabalho), desenvolvido no Programa de Estudos de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem PUC-SP. Neste trabalho analisamos os contextos discursivos da ciência em artigos da revista Superinteressante e em textos de livros didáticos de Biologia, a partir da perspectiva da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994 e Halliday e Matthiessen, 2004). Dentre as várias possibilidades, a metafunção interpessoal foi eleita como recurso lingüístico para a análise das relações entre os participantes por meio de suas escolhas léxico-gramaticais, observando a questão da interação entre escritor e leitor, como os participantes se nomeiam e são nomeados, que papéis são atribuídos a eles e, ainda, discutimos o caráter pedagógico, conforme Bernstein (1984,1990, 1996 e 1999) e Christie (1998, 2002 e 2005). Para a Lingüística Aplicada que investiga o papel da linguagem na construção da realidade social, é fundamental compreender as possibilidades de construção de sentidos e de relações interpessoais observadas através da escrita. Da mesma forma que, é essencial estudar as relações entre ensino e aprendizagem nesses e para esses contextos, uma vez que precisamos pensar em estratégias e condutas metodológicas mais adequadas às características desse tipo de linguagem. A metodologia adotada foi a Lingüística do Corpus, contando com o uso do software WordSmith Tools (Scott, 2003). Os resultados mostraram-nos que cada contexto discursivo possui um conjunto de funções próprias, realizado por escolhas léxicogramaticais específicas, de acordo com os elementos constituintes de cada gênero, segundo Martin (1984, 1989, 2000, 2003) e Hasan (1989, 1995, 1999, 1996c)
Palavras Chave
Gramática Sistêmico Funcional, análise de discurso, interpessoal, linguagem.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos, Outros