A abordagem do conceito de energia através de experimentos de caráter investigativo, numa perspectiva integradora

Título
A abordagem do conceito de energia através de experimentos de caráter investigativo, numa perspectiva integradora
Autor
Gizella Menezes Rodrigues
Orientação
Ernande Barbosa da Costa Ferreira
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Ano
2005
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O ensino de física vem sendo alvo de críticas, pois, além de enfatizar os aspectos matemáticos, apresenta os conceitos de modo descontextualizado e desarticulado, especialmente o conceito de energia. Assim, este trabalho teve como objetivo promover uma maior articulação entre os conceitos dos diferentes tipos de energia mediante o uso de experimentos. O desenvolvimento deste trabalho está fundamentado na Teoria dos Construtos Pessoais, de George Kelly (1963), e utiliza a matriz de repertório e os mapas conceituais como instrumentos para a coleta de dados. A intervenção didática foi estruturada em seis encontros, iniciando com a aplicação de pré-testes, a fim de identificar as concepções iniciais dos alunos em relação à temática abordada, seguida de atividades experimentais, visando minimizar a fragmentação observada na estrutura cognitiva dos alunos em relação à compreensão do conceito de energia. Finalmente, foram aplicados pós-testes para verificar possíveis alterações ocorridas no sistema de construção dos alunos. Os resultados indicaram que os alunos passaram a articular mais os conceitos dos diferentes tipos de energia abordados, ampliaram a faixa de conveniência de alguns construtos e passaram a utilizar novos construtos, o que correspondeu a uma aprendizagem menos fragmentada e mais significativa em relação ao conceito de energia.
Palavras Chave
Energia, Ensino de Física, Experimentação

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos