Uma reflexão sobre as aulas de Ciências Naturais no programa para formação de professores em serviço nas redes públicas de ensino da região sul do RS.

Título
Uma reflexão sobre as aulas de Ciências Naturais no programa para formação de professores em serviço nas redes públicas de ensino da região sul do RS.
Autor
Luiz Carlos Barcelos Rodrigues
Orientação
José Fernando Kieling
Instituição
UFPel
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2003
Cidade / UF
Pelotas/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta dissertação é uma reflexão sobre uma experiência de intervenção nas aulas de Ciências Naturais de alunas-professoras do Programa para Formação de Professores em Serviço nas Redes de Ensino da Região sul do Rio Grande do Sul. Recupera-se a trajetória de formação docente e prática educacional do autor, as iniciativas que vêm sendo tomadas para enfrentar as contingências do ensino de Ciências no ensino fundamental, a formação de um grupo de professores para implementando iniciativa de aproximação colaborativa entre as áreas de Física, Química, Biologia e Matemática, a ação do grupo junto ao curso de Pedagogia - séries iniciais, do Programa Especial da Faculdade de Educação / UFPel, para formação de docentes em serviço. Discute-se algumas referências que foram incorporadas como importantes para a iniciativa de intervenção pedagógica e, por fim, elenca-se sugestões de alternativas que possam contribuir para uma transformação e auxiliar o nosso aluno-professor a desenvolver suas atividades curriculares com uma consciência mais crítica sobre o papel das Ciências e das Tecnologias na formação do aluno-cidadão. A experiência contou com a colaboração fundamental de um grupo de alunas-professoras do Programa Especial, da turma sediada em Jaguarão, RS.
Palavras Chave
Formação em serviço, Pedagogia, proposta de ensino.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores