Professores pesquisadores: reflexão e a mudança metodológica no ensino de Termodinâmica.
Título
Professores pesquisadores: reflexão e a mudança metodológica no ensino de Termodinâmica.
Professores pesquisadores: reflexão e a mudança metodológica no ensino de Termodinâmica.
Autor
Maria Ines Ribas Rodrigues
Maria Ines Ribas Rodrigues
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
2001
2001
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este estudo tem como eixo central a formação continuada de professores de Física do ensino médio, no que diz respeito aos professores que de maneira colaborativa buscam melhorar o ensino de Física, através de uma mudança consciente em suas próprias práticas como resultado da pesquisa-ação. Dentro deste enfoque, investigamos um grupo de seis professores de Física da rede estadual de ensino, que participaram na condição de alunos, do curso de Formação Continuada no Ensino da Termodinâmica, na Faculdade de Educação na Universidade de São Paulo, em 1997. Após o término do curso, estes professores uniram-se por livre vontade para elaboração de um projeto, com o objetivo de implementar uma mudança em suas práticas de forma a obter melhoria na qualidade do ensino da Termodinâmica em suas salas de aula. O projeto era constituído principalmente pelas atividades com perspectivas construtivistas elaboradas durante o período do curso. Durante a primeira fase do projeto (maio/98 a maio/99), os professores reuniam-se semanalmente para discutir a respeito dos resultados que cada um obtinha com respeito às atividades que eram levadas para as próprias salas de aula. As discussões resultaram em conversações reflexivas, onde são apresentados aspectos sobre a investigação de cada um sobre sua própria prática (e a dos colegas). Ao final da primeira fase do projeto (maio/98 a maio/99) o grupo conseguiu obter a melhoria no ensino. Acompanhamos as reuniões do grupo onde as discussões foram integralmente gravadas em áudio e posteriormente transcritas, sendo então utilizadas como fonte de dados para a presente pesquisa. Nossa hipótese era que sob a ênfase da pesquisa-ação; onde os professores pesquisavam suas práticas com o objetivo de melhorar seu ensino e ocasionando, conseqüentemente, a melhoria no aprendizado dos alunos; a reflexão teria um papel fundamental. Três resultados importantes puderam ser evidenciados após análise dos dados: o primeiro foi que o diálogo oral (Emery, 1996) apresentou-se como gerador de reflexão crítica (Smyth, 1989) e esta como um elemento precursor da melhoria do ensino alcançada pelos professores. O segundo foi que através da pesquisa-ação (Stenhouse apud Geraldi, 1998), verificamos que o grupo de professores pode apresentar tanto a evolução profissional (Porlán, 1997) assim como a evolução das próprias atividades do Projeto. Como terceiro resultados, encontramos que ao trabalharem juntos mediante um mesmo objetivo, os professores conseguiram enfrentar os problemas advindos da implementação da inovação nas condições normais das escolas estaduais em que atuava, incentivando-se mutuamente a prosseguir no projeto. Em decorrência dos resultados apresentados acima, além dos demais apresentados nas conclusões, acreditamos que este estudo possa trazer contribuições importantes para a formação continuada de professores do ensino médio, principalmente das escolas públicas.
Este estudo tem como eixo central a formação continuada de professores de Física do ensino médio, no que diz respeito aos professores que de maneira colaborativa buscam melhorar o ensino de Física, através de uma mudança consciente em suas próprias práticas como resultado da pesquisa-ação. Dentro deste enfoque, investigamos um grupo de seis professores de Física da rede estadual de ensino, que participaram na condição de alunos, do curso de Formação Continuada no Ensino da Termodinâmica, na Faculdade de Educação na Universidade de São Paulo, em 1997. Após o término do curso, estes professores uniram-se por livre vontade para elaboração de um projeto, com o objetivo de implementar uma mudança em suas práticas de forma a obter melhoria na qualidade do ensino da Termodinâmica em suas salas de aula. O projeto era constituído principalmente pelas atividades com perspectivas construtivistas elaboradas durante o período do curso. Durante a primeira fase do projeto (maio/98 a maio/99), os professores reuniam-se semanalmente para discutir a respeito dos resultados que cada um obtinha com respeito às atividades que eram levadas para as próprias salas de aula. As discussões resultaram em conversações reflexivas, onde são apresentados aspectos sobre a investigação de cada um sobre sua própria prática (e a dos colegas). Ao final da primeira fase do projeto (maio/98 a maio/99) o grupo conseguiu obter a melhoria no ensino. Acompanhamos as reuniões do grupo onde as discussões foram integralmente gravadas em áudio e posteriormente transcritas, sendo então utilizadas como fonte de dados para a presente pesquisa. Nossa hipótese era que sob a ênfase da pesquisa-ação; onde os professores pesquisavam suas práticas com o objetivo de melhorar seu ensino e ocasionando, conseqüentemente, a melhoria no aprendizado dos alunos; a reflexão teria um papel fundamental. Três resultados importantes puderam ser evidenciados após análise dos dados: o primeiro foi que o diálogo oral (Emery, 1996) apresentou-se como gerador de reflexão crítica (Smyth, 1989) e esta como um elemento precursor da melhoria do ensino alcançada pelos professores. O segundo foi que através da pesquisa-ação (Stenhouse apud Geraldi, 1998), verificamos que o grupo de professores pode apresentar tanto a evolução profissional (Porlán, 1997) assim como a evolução das próprias atividades do Projeto. Como terceiro resultados, encontramos que ao trabalharem juntos mediante um mesmo objetivo, os professores conseguiram enfrentar os problemas advindos da implementação da inovação nas condições normais das escolas estaduais em que atuava, incentivando-se mutuamente a prosseguir no projeto. Em decorrência dos resultados apresentados acima, além dos demais apresentados nas conclusões, acreditamos que este estudo possa trazer contribuições importantes para a formação continuada de professores do ensino médio, principalmente das escolas públicas.
Palavras Chave
formação continuada, pesquisa-ação, Termodinâmica
formação continuada, pesquisa-ação, Termodinâmica
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores