Práticas Reflexivas na formação inicial de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Título
Práticas Reflexivas na formação inicial de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Práticas Reflexivas na formação inicial de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Ensino de Ciências na Amazônia
Autor
Maria Roseane Rodrigues Arruda
Maria Roseane Rodrigues Arruda
Orientação
Evandro Ghedin
Evandro Ghedin
Instituição
UEA
UEA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
/AM
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Esse estudo teve como objetivo descrever o processo de conhecimento, reflexão e cognição em Maturana, evidenciando suas implicações a formação de professores para o Ensino de Ciências na Amazônia. As obras desse autor abragem inúmeros temas, que percorrem as diversas áreas do conhecimento, possibilitando uma infinidade de aplicações. A proposta desenvolvida consiste na tentativa de aprofundamento dos tópicos: noções sobre o conhecer, o conhecimento e a reflexão; a reflexão como eixo metodológico na formação de professores para o Ensino de Ciências. A metodologia utilizada na construção desse artigo foi leitura e fichamento das principais obras de Humberto Maturana. O resultado desse estudo apresenta um olhar sobre a Inovação científica, permitindo a transposição da premissa básica do pensamento ocidental, que sempre opôs o biológico ao não-biológico ou social, ou cultural, pensando-os de forma integrada e integradora da compreensão das coisas.
Esse estudo teve como objetivo descrever o processo de conhecimento, reflexão e cognição em Maturana, evidenciando suas implicações a formação de professores para o Ensino de Ciências na Amazônia. As obras desse autor abragem inúmeros temas, que percorrem as diversas áreas do conhecimento, possibilitando uma infinidade de aplicações. A proposta desenvolvida consiste na tentativa de aprofundamento dos tópicos: noções sobre o conhecer, o conhecimento e a reflexão; a reflexão como eixo metodológico na formação de professores para o Ensino de Ciências. A metodologia utilizada na construção desse artigo foi leitura e fichamento das principais obras de Humberto Maturana. O resultado desse estudo apresenta um olhar sobre a Inovação científica, permitindo a transposição da premissa básica do pensamento ocidental, que sempre opôs o biológico ao não-biológico ou social, ou cultural, pensando-os de forma integrada e integradora da compreensão das coisas.
Palavras Chave
Conhecimento; Reflexão; Cognição; Ensino de Ciências;
Conhecimento; Reflexão; Cognição; Ensino de Ciências;
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores