Alfabetização Científica através da experimentação.
Título
Alfabetização Científica através da experimentação.
Alfabetização Científica através da experimentação.
Autor
Giselle Fabbro Rodriguez
Giselle Fabbro Rodriguez
Orientação
Joaquim Gonçalves Barbosa
Joaquim Gonçalves Barbosa
Instituição
UMESP
UMESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
São Bernardo do Campo/SP
São Bernardo do Campo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A complexidade que envolve o conhecimento científico e tecnológico não é acessível a todos, desta maneira, para aproximar o grande público da ciência e da tecnologia surgem um conjunto de instituições e organizações sociais no âmbito cultural e educacional, a fim de mostrar a sociedade de como a ciência se beneficia do conhecimento tradicional e de que forma ela muda este tipo de comportamento. Nesta perspectiva, de mostrar a importância do conhecimento científico surgem organizações chamadas de MCT´s e Exploratoriums, popularmente conhecidos, como Centros, Parques e Museus Interativos de Ciência e Tecnologia com o objetivo de mostrar a ciência de forma lúdica e interativa. Neste modelo, o Parque Heureka! Exploratorium, um verdadeiro Museu Interativo de Ciência e Tecnologia, localizado na cidade de Guarujá, Baixada Santista, Estado de São Paulo, vem estimular a curiosidade e a pesquisa desta região; incentivando a popularização da ciência e da tecnologia, e assim, mostrar efetivamente, de forma lúdica e interativa o porquê e para que estudar ciência. Desta forma, o objeto responsável pelo desenvolvimento desta pesquisa, teórica e prática frente a análise documental, é o trabalho sócio-cultural realizado pelo Parque Heureka! Exploratorium – Projeto Alfabetização Científica através da Experimentação que possui o objetivo de certificar a importância dos MCT´s e Exploratoriums como instrumentos de incremento do ensino-aprendizado da ciência e por fim, dar mais um passo para o incentivo da aproximação à consciência científica junto à sociedade escolar brasileira através do apoio das políticas públicas nacionais.
A complexidade que envolve o conhecimento científico e tecnológico não é acessível a todos, desta maneira, para aproximar o grande público da ciência e da tecnologia surgem um conjunto de instituições e organizações sociais no âmbito cultural e educacional, a fim de mostrar a sociedade de como a ciência se beneficia do conhecimento tradicional e de que forma ela muda este tipo de comportamento. Nesta perspectiva, de mostrar a importância do conhecimento científico surgem organizações chamadas de MCT´s e Exploratoriums, popularmente conhecidos, como Centros, Parques e Museus Interativos de Ciência e Tecnologia com o objetivo de mostrar a ciência de forma lúdica e interativa. Neste modelo, o Parque Heureka! Exploratorium, um verdadeiro Museu Interativo de Ciência e Tecnologia, localizado na cidade de Guarujá, Baixada Santista, Estado de São Paulo, vem estimular a curiosidade e a pesquisa desta região; incentivando a popularização da ciência e da tecnologia, e assim, mostrar efetivamente, de forma lúdica e interativa o porquê e para que estudar ciência. Desta forma, o objeto responsável pelo desenvolvimento desta pesquisa, teórica e prática frente a análise documental, é o trabalho sócio-cultural realizado pelo Parque Heureka! Exploratorium – Projeto Alfabetização Científica através da Experimentação que possui o objetivo de certificar a importância dos MCT´s e Exploratoriums como instrumentos de incremento do ensino-aprendizado da ciência e por fim, dar mais um passo para o incentivo da aproximação à consciência científica junto à sociedade escolar brasileira através do apoio das políticas públicas nacionais.
Palavras Chave
Alfabetização científica, Museus, Ciência, Tecnologia.
Alfabetização científica, Museus, Ciência, Tecnologia.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Organização da Inst. Não-Escolar
Organização da Inst. Não-Escolar